Home Blog

FIJM 2015

Wednesday, 10 December 2014 Published in Cursos Written by Read 8361 times

Tudo pronto para o nosso I Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores do Música e Movimento!

 

Jogos Musicais no CBM - Rio de Janeiro

Tuesday, 09 December 2014 Published in Cursos Written by

Dias 22, 23 e 24 de Janeiro acontecerá um conjunto de oficinas ministradas por Uirá Kuhlmann no consagrado Conservatório Brasileiro de Música CBM no Rio de Janeiro

Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores

Thursday, 09 October 2014 Published in Cursos Written by Read 16189 times

Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores - Nosso Primeiro evento internacional

Professores do Brasil da Colombia e da Espanha reunidos em uma semana de Oficinas para a Educação Musical.

Fotos das Oficinas de Brincadeiras Musicais - Setembro de 2014

Wednesday, 08 October 2014 Published in Cursos Written by Read 6084 times

Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2014 aconteceram em São Paulo 4 oficinas de Brincadeiras Musicais para Educadores realizadas por Uirá Kuhlmann e Estêvão Marques. Ao todo foram 16 horas de oficinas com muita aprendizagem e diversão.  

Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2014 aconteceram em São Paulo 4 oficinas de Brincadeiras Musicais para Educadores realizadas por Uirá Kuhlmann e Estêvão Marques. Ao todo foram 16 horas de oficinas com muita aprendizagem e diversão.  

Zóltan Kodály

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O canto é um dos pilares do seu método, estratégia economicamente viável, sem a necessidade de comprar instrumentos para todos, já que a voz é o instrumento natural e mais intimamente ligado à cultura. Trabalha a leitura e a escrita musical, a percepção e a rítmo. As atividades partem de abordagens através de jogos, improvisação, entre outros. O método kodály inicia em canções com poucas notas e facilidade rítmica  onde gradativamente se amplia as dificuldades.

Manossolfa: Sistema tônica solfa (ou dó móvel)

Palavras rítmicas: Sistema de sílabas relacionado à rítmica

Folclore: Difundir e aprender a música através do repertório da cultura do seu país

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Edgar Willems

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Objetivos Musicais: Fazer amar a música antes de tudo como linguagem, mas também como uma arte e ciência. Estabelecer as bases da arte musical desenvolvendo o ouvido musical e o sentido rítmico.

Objetivos Humanos: Solicitar todas as faculdades sensório motoras, afetivas, mentais e intelectuais. Desenvolvê-las e harmonizá-las entre si.

Objetivos Sociais: Oportunizar a todos, qualquer que sejam os dons iniciais, as idades e as origens. Aproveitar o máximo da situação de pequenos grupo para cultivar as riquezas e as exigências de encontro com o outro (escuta, expressão de cada um, comunicação). Favorecer o prolongamento desta atividade no meio educativo geral, como a "música em família" por exemplo.

Sensorialidade Auditiva

Reconhecimento das características sonoras, jogos, canto de canções, sons de diferentes naturezas, teclados especiais, relação entre intervalos musicais e qualidades afetivas e comparação e análise de sons percebidos.

 

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Fotos das Oficinas de Brincadeiras Musicais - Setembro de 2014

Wednesday, 08 October 2014 Published in Cursos Written by Read 6084 times

Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2014 aconteceram em São Paulo 4 oficinas de Brincadeiras Musicais para Educadores realizadas por Uirá Kuhlmann e Estêvão Marques. Ao todo foram 16 horas de oficinas com muita aprendizagem e diversão.  

Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2014 aconteceram em São Paulo 4 oficinas de Brincadeiras Musicais para Educadores realizadas por Uirá Kuhlmann e Estêvão Marques. Ao todo foram 16 horas de oficinas com muita aprendizagem e diversão.  

Zóltan Kodály

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O canto é um dos pilares do seu método, estratégia economicamente viável, sem a necessidade de comprar instrumentos para todos, já que a voz é o instrumento natural e mais intimamente ligado à cultura. Trabalha a leitura e a escrita musical, a percepção e a rítmo. As atividades partem de abordagens através de jogos, improvisação, entre outros. O método kodály inicia em canções com poucas notas e facilidade rítmica  onde gradativamente se amplia as dificuldades.

Manossolfa: Sistema tônica solfa (ou dó móvel)

Palavras rítmicas: Sistema de sílabas relacionado à rítmica

Folclore: Difundir e aprender a música através do repertório da cultura do seu país

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Edgar Willems

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Objetivos Musicais: Fazer amar a música antes de tudo como linguagem, mas também como uma arte e ciência. Estabelecer as bases da arte musical desenvolvendo o ouvido musical e o sentido rítmico.

Objetivos Humanos: Solicitar todas as faculdades sensório motoras, afetivas, mentais e intelectuais. Desenvolvê-las e harmonizá-las entre si.

Objetivos Sociais: Oportunizar a todos, qualquer que sejam os dons iniciais, as idades e as origens. Aproveitar o máximo da situação de pequenos grupo para cultivar as riquezas e as exigências de encontro com o outro (escuta, expressão de cada um, comunicação). Favorecer o prolongamento desta atividade no meio educativo geral, como a "música em família" por exemplo.

Sensorialidade Auditiva

Reconhecimento das características sonoras, jogos, canto de canções, sons de diferentes naturezas, teclados especiais, relação entre intervalos musicais e qualidades afetivas e comparação e análise de sons percebidos.

 

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Últimas Novidades

Prev Next

Música 3D em AVES!

O Música e Movimento desenvolve à 10 anos atividades de Jogos Musicais no ambiente socializante e educacional em diversas cidades do mundo. Agora está a inaugurar uma sala em Vila das Aves, Santo Tirso, Portugal. 

Pasta de Mídias do Livro

Olá Bem vindo a Pasta de mídias do Livro: "Ensaio sobre Educação Musical Ativa e o uso de novos materiais"

Curso de Verão Música 3D - Práticas e processos em educação musical ativa

Curso de Verão Música 3D - Práticas e processos em educação musical ativa

Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa, uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.