Home Blog

Outras Áreas

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

Saúde Vocal

Workshop voltada para educadores de forma geral, que se utilizam da voz como instrumento de trabalho. É importante estarmos atentos à forma como utilizamos nossa voz. Serão propostos exercícios de auto-percepção corporal/ respiratória, apresentadas formas de como manter uma boa saúde vocal e uma vida saudável de forma geral.

Oficina de 3 horas.

Arte Integrada

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

Vivência Sensorial

Um workshop que possibilidade aos participantes perceber em seu próprio corpo a privação de um dos sentidos. Visão, audição, tato, olfato e gustação serão tratados em separado e de maneira combinada, como também ocorre nas mais diversas formas de deficiência. Uma experiência lúdica e artística, que pode ser aplicada em todas as idades. Uma nova forma de olhar tanto para a privação como ao potencial que todos nós temos para desenvolver.

Oficina de 4 horas

 

 

 

Possibilidade de Inclusão Sócio-Cultural-Educativa

Oficina voltada para educadores que já atuam ou pretendem atuar na área da inclusão. É desenvolvida uma parte teórica apresentando o tema educação inclusiva. Serão apresentadas formas de comunicação alternativas e como elas podem ser incorporadas nas atividades. A través de jogos dramáticos, danças, artes visuais e música é feito um 1 evantamento das possibilidades de atuação utilizando as artes como recurso de inclusão em sala de aula.

Oficina de 8 horas

Dança e Movimento

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

Dança na Educação Infantil

Introdução a Laban - Dança Educativa Moderna. Os participantes serão convidados a vivenciar exercícios que promovem a consciência corporal, noção espacial e o desenvolvimento da criatividade, através do resgate de seu movimento natural. Para todas as idades, propicia a possibilidade da noção corporal do todo e suas partes, auxiliando no processo de aprendizagem em sala de aula.

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

 

 Natureza Feminina

Voltado para mulheres de todas as idades, valorizando temas ligados as questões do gênero. Inspirada por Isadora Ducan e a Dança Livre, possibilita desenvolver o "feminino na dança". Através também das danças circulares e danças orientais, será construído uma nova forma de movimento, buscando se aproximar de suas raízes. Um encontro com sua beleza original, vivenciado através do conhecimento de novas culturas. 

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

 Dança, Arte e Inclusão

Workshop voltado para educadores que já atuam ou pretendem atuar na área da inclusão através da dança. Serão introduzidos à dança inclusiva, uma forma de atuar que pretende envolver à todos os participantes.

Através da dança podemos criar uma ressonância, utilizando a arte como instrumento de diálogo entre os indivíduos com e sem deficiência, possibilitando a expressão entre corpos diferentes.

Coordenação: Daniella Forchetti

 


Danças Folclóricas do Mundo

Cada pais, cada povo tem os seus "sacolejos" . Nesta oficina vamos vivenciar algumas danças de outro lugares do mundo e conhecer as diferentes liguagens corporais. Dança em roda, com percussão corporal, filas, duplas, quartetos, canones... Trimiliques desconhecidos que transformam o nosso corpo e contam para a nós um pouco sobre este caldeirão cultural onde vivemos.

Coordenação: Estêvão Marques

 



Rítmica - Música, movimento, voz e improvisação    

Vivenciar música e movimento, ampliando as possibilidades criativas, expressivas, sociais e a percepção corporal numa oficina de ritmica é uma experiencia para todos os sentidos que fornece um aprendizado profundo. Trabalhando com o corpo, a voz, materiais diversos e instrumentos, nesta oficina os participantes serão estimulados a criar e improvisar, ativar e relaxar, tocar e brincar. 

Coordenação: Anita Gritsch

 

Voz, Canto e Escuta

Monday, 12 March 2012 Published in Cursos Written by

Oficina de música vocal em conjunto

Jogos com corpo e voz para desinibição e coesão de um grupo; experiências sonoras que se transformam em música; referências vocais para diversos tipos de voz; repertório; exercícios para afinação e outras desenvolturas.

Coordenação: Teco Galati

 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL


Saúde Vocal

Workshop voltada para educadores de forma geral, que se utilizam da voz como instrumento de trabalho. É importante estarmos atentos à forma como utilizamos nossa voz. Serão propostos exercícios de auto-percepção corporal/ respiratória, apresentadas formas de como manter uma boa saúde vocal e uma vida saudável de forma geral.

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

Kodaly nos Modos e Ritmos Brasileiros

Algumas possibilidades de fazer bom uso das escalas modais tão comuns à música brasileira usando o sistema dó-móvel. Leitura de músicas brasileiras adaptadas ao solfejo relativo usado por Kodály, incluindo cânones e o uso de 2 a 3 vozes. Heranças de Portugal e África na canção brasileira. Pequenas soluções práticas para relativizar os conflitos entre o uso do sistema fixo e do sistema móvel.

Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

O Ouvido Harmônico

Voltada para o desenvolvimento das seguintes habilidades musicais: entender cifras, ouvir internamente o som resultante das cifras, reconhecer a harmonia sem a necessidade de instrumentos harmônicos, inventar caminhos harmônicos, treinar a memorização de cadências harmônicas, melhoria significativa da afinação. É também um método alternativo de grande eficiência para a leitura musical e para a escrita musical se tornar bem mais fluente. De quebra se aprende escalas e modos de maneira bem orgânica.

 Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Próximas Oficinas: 20 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

 Cânones Vocais em Movimento

Uma Oficina Voltada para um Repertório Vocal/Coral para desenvolver a técnica e a sonoridade deste tipo de abordagem utilizando o movimento corporal como elemento socializante. Um curso que embasa o educador a manejar os recursos propostaos para todas as idades. Canones de todos os "Cantos" e idéias corporais de jogos e movimento.
 
Coordenação: Uirá Kuhlmann
 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Rhythmics and English

Music and movement have a direct link to language. Why not take advantage of this in language teaching? This course offers a range of dynamic activities and ideas of how to teach English in a musical, playful, communicative and creative way. English teachers but also everyone who wants to discover a different way of improving their English are warmly welcome!
 
Coordenation: Anita Gritsch
 
 PREREQUISITE: intermediate level of English.
 This workshop will be held in English. 

Próximas Oficinas: 19 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

Vivência Sensorial

Um workshop que possibilidade aos participantes perceber em seu próprio corpo a privação de um dos sentidos. Visão, audição, tato, olfato e gustação serão tratados em separado e de maneira combinada, como também ocorre nas mais diversas formas de deficiência. Uma experiência lúdica e artística, que pode ser aplicada em todas as idades. Uma nova forma de olhar tanto para a privação como ao potencial que todos nós temos para desenvolver.

Coordenação: Daniella Forchetti

 
 
 
 




Música Instrumental

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Laminas

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Lâminas Folclore, MPB e Bossa Nova são apresentadas com arranjos fáceis e envolventes para os Instrumental de Lâminas: Xilofones e Metalofones. Como trabalhar bordões e ostinatos na música diatônica brasileira.

Repertório para diversas faixas etárias do ensino fundamental I e II.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

O Universo do Instrumental Orff

Como trabalhar com Xilofones e Metalofones na Musicalização Infantil. Um Curso introdutório sobre os conceitos básicos da abordagem Orff e seus processos de ensino na Educação musical escolar através dos xilofones e metalofones. A funcionalidade e a praticidade da escala pentatônica e o tratamento melódico/harmônico distribuído nos três naipes do conjunto: baixo, contralto e soprano.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

O Instrumental Orff - de 14 a 18 de julho de 2014 em São Paulo

 

 Trilha Sonora de Filmes para Instrumental Orff

Aventura, Suspense e Muita diversão nesta Oficina que Mistura Filme, Cenas, Histórias, Música e o Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones). Arranjos simples e eletrizantes nesta Saga Musical emocionante. 

Coordenação Uirá Kuhlmann

 

 

 

O Pandeiro Nosso de Cada Dia

Um dos mais completos instrumentos de percussão, o pandeiro tem a magia de se adaptar facilmente em qualquer ritmo de qualquer cultura do mundo. Amigo inseparável, ele acompanha o sambista na roda de samba, o professor na sala de aula e o aluno a expressar toda a sua musicalidade.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

No embalo do batuque - A dança e a percussão popular de norte a sul do Brasil.

As semelhanças e diferenças dos diversos sotaques musicais brasileiros. Vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura cantado loas do nordeste, tocando o tambu do sudeste, dançado a dança dos bambus do sul...  Em cada estado uma festa.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

A Flauta doce de Maneira doce

Como saborear a flauta doce de forma gostosa e envolvente. Da vivência inicial com o instrumento às explorações divertidas da técnica de sopro e digitação, bem como a relação de uma leitura na pauta musical de forma gradual e lógica. Repertório e combinações de flautas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 

 

 

O Som da Sucata

Transformando e Reciclando, esta é a proposta para a oficina O Som da Sucata, construir Instrumentos Musicais com qualidade, diversidade, sonoridade e durabilidade para que se possa Utilizar no dia a dia da Sala de aula e na Experimentação Sonora. Materiais cotidianos e simples que dão formas e sons surpreendentes.
 
Coordenação: Yurê Kuhlmann
 

 

 

Anita Gritsch

Friday, 30 December 2011 Published in Profissionais Written by


Artista e educadora nas áreas de musica, movimento e idiomas, focada na integração dessas disciplinas. Desenvolve trabalhos artísticos e pedagógicos com música corporal, ritmos e percussão e pesquisa danças percussivas no mundo.

Formada em Educação, Música e Movimento/Ritmica pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (Áustria), e em Sociología e Letras (Inglês) pelas Universidades de Viena e Edimburgo.

Como professora de rítmica, trabalhou com diversos grupos incluindo desde crianças e adolescentes até empresas, atores e idosos. Realiza formações para professores de música e oficinas de música e movimento para professores de inglês, juntando as suas várias competências. Ministrou oficinas em eventos na Argentina, no Uruguai e no Brasil (Casa do Sol - Salvador/BA, Universidade Federal - Natal/RN). Na Áustria, também ensina Djembe/percussão e percussão corporal no instituto Beatfactory e em escolas, além de ter dado aulas de percussão corporal na Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena.

Em 2012, estreou o seu primeiro espetáculo rePercussion em Viena, onde unia Maracatú, percussão corporal, dança percussiva, voz e movimento. No mesmo ano participou do Festival Internacional de Música Corporal em Istambul, coreografou dois espetáculos de dança com música de orgão ao vivo na igreja Breitenfeld em Viena - Les Corps Glorieux e Les Trois Danses - e apresentou o trabalho mutter wasser (mãe água) com movimento, percussão e percussão corporal, a partir de poesías de Neruda, Bernhard e outros.

É integrante dos grupos de percussão afro naBum e Tasuma, atuando como percussionista, dançarina e cantora. 

Roberto Schkolnick

Wednesday, 30 November 2011 Published in Profissionais Written by


Professor e assessor de musica em diversas escolas da rede pública e privada de ensino. Desenvolve também trabalho de formação continuada.

Em 2010 e 2011 foi contemplado como finalista no PRÊMIO ARTE NA ESCOLA e VENCEDOR do PRÊMIO VICTOR CIVITA EDUCADOR NOTA 10, promovido pela Revista Nova Escola com o projeto “SONGBOOK DE ADONIRAN BARBOSA – 100 ANOS” desenvolvido na Escola Jacarandá - Link: http://www.fvc.org.br/premio-victor-civita/vencedores/roberto-schkolnick-675987.shtml 

Autor do material didático “Oficina de Música”, dirigido a professores do curso de pedagogia do sistema SINGULARIDADES DIGITAL, em parceria com a ABRIL EDUCAÇÃO. Colaborador do Instituto Cultural ITAÚ.

É integrante do FLADEM - Fórum Latino-americano de Educação Musical com oficinas e trabalhos apresentados na Argentina, Equador e Guatemala.

Exerce um trabalho como instrumentista na Banda Zamarim (desde 1994) e Banda Glória (de 1999 a 2011).


Voz, Canto e Escuta

Monday, 12 March 2012 Published in Cursos Written by

Oficina de música vocal em conjunto

Jogos com corpo e voz para desinibição e coesão de um grupo; experiências sonoras que se transformam em música; referências vocais para diversos tipos de voz; repertório; exercícios para afinação e outras desenvolturas.

Coordenação: Teco Galati

 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL


Saúde Vocal

Workshop voltada para educadores de forma geral, que se utilizam da voz como instrumento de trabalho. É importante estarmos atentos à forma como utilizamos nossa voz. Serão propostos exercícios de auto-percepção corporal/ respiratória, apresentadas formas de como manter uma boa saúde vocal e uma vida saudável de forma geral.

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

Kodaly nos Modos e Ritmos Brasileiros

Algumas possibilidades de fazer bom uso das escalas modais tão comuns à música brasileira usando o sistema dó-móvel. Leitura de músicas brasileiras adaptadas ao solfejo relativo usado por Kodály, incluindo cânones e o uso de 2 a 3 vozes. Heranças de Portugal e África na canção brasileira. Pequenas soluções práticas para relativizar os conflitos entre o uso do sistema fixo e do sistema móvel.

Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

O Ouvido Harmônico

Voltada para o desenvolvimento das seguintes habilidades musicais: entender cifras, ouvir internamente o som resultante das cifras, reconhecer a harmonia sem a necessidade de instrumentos harmônicos, inventar caminhos harmônicos, treinar a memorização de cadências harmônicas, melhoria significativa da afinação. É também um método alternativo de grande eficiência para a leitura musical e para a escrita musical se tornar bem mais fluente. De quebra se aprende escalas e modos de maneira bem orgânica.

 Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Próximas Oficinas: 20 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

 Cânones Vocais em Movimento

Uma Oficina Voltada para um Repertório Vocal/Coral para desenvolver a técnica e a sonoridade deste tipo de abordagem utilizando o movimento corporal como elemento socializante. Um curso que embasa o educador a manejar os recursos propostaos para todas as idades. Canones de todos os "Cantos" e idéias corporais de jogos e movimento.
 
Coordenação: Uirá Kuhlmann
 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Rhythmics and English

Music and movement have a direct link to language. Why not take advantage of this in language teaching? This course offers a range of dynamic activities and ideas of how to teach English in a musical, playful, communicative and creative way. English teachers but also everyone who wants to discover a different way of improving their English are warmly welcome!
 
Coordenation: Anita Gritsch
 
 PREREQUISITE: intermediate level of English.
 This workshop will be held in English. 

Próximas Oficinas: 19 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

Vivência Sensorial

Um workshop que possibilidade aos participantes perceber em seu próprio corpo a privação de um dos sentidos. Visão, audição, tato, olfato e gustação serão tratados em separado e de maneira combinada, como também ocorre nas mais diversas formas de deficiência. Uma experiência lúdica e artística, que pode ser aplicada em todas as idades. Uma nova forma de olhar tanto para a privação como ao potencial que todos nós temos para desenvolver.

Coordenação: Daniella Forchetti

 
 
 
 




Música Instrumental

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Laminas

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Lâminas Folclore, MPB e Bossa Nova são apresentadas com arranjos fáceis e envolventes para os Instrumental de Lâminas: Xilofones e Metalofones. Como trabalhar bordões e ostinatos na música diatônica brasileira.

Repertório para diversas faixas etárias do ensino fundamental I e II.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

O Universo do Instrumental Orff

Como trabalhar com Xilofones e Metalofones na Musicalização Infantil. Um Curso introdutório sobre os conceitos básicos da abordagem Orff e seus processos de ensino na Educação musical escolar através dos xilofones e metalofones. A funcionalidade e a praticidade da escala pentatônica e o tratamento melódico/harmônico distribuído nos três naipes do conjunto: baixo, contralto e soprano.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

O Instrumental Orff - de 14 a 18 de julho de 2014 em São Paulo

 

 Trilha Sonora de Filmes para Instrumental Orff

Aventura, Suspense e Muita diversão nesta Oficina que Mistura Filme, Cenas, Histórias, Música e o Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones). Arranjos simples e eletrizantes nesta Saga Musical emocionante. 

Coordenação Uirá Kuhlmann

 

 

 

O Pandeiro Nosso de Cada Dia

Um dos mais completos instrumentos de percussão, o pandeiro tem a magia de se adaptar facilmente em qualquer ritmo de qualquer cultura do mundo. Amigo inseparável, ele acompanha o sambista na roda de samba, o professor na sala de aula e o aluno a expressar toda a sua musicalidade.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

No embalo do batuque - A dança e a percussão popular de norte a sul do Brasil.

As semelhanças e diferenças dos diversos sotaques musicais brasileiros. Vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura cantado loas do nordeste, tocando o tambu do sudeste, dançado a dança dos bambus do sul...  Em cada estado uma festa.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

A Flauta doce de Maneira doce

Como saborear a flauta doce de forma gostosa e envolvente. Da vivência inicial com o instrumento às explorações divertidas da técnica de sopro e digitação, bem como a relação de uma leitura na pauta musical de forma gradual e lógica. Repertório e combinações de flautas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 

 

 

O Som da Sucata

Transformando e Reciclando, esta é a proposta para a oficina O Som da Sucata, construir Instrumentos Musicais com qualidade, diversidade, sonoridade e durabilidade para que se possa Utilizar no dia a dia da Sala de aula e na Experimentação Sonora. Materiais cotidianos e simples que dão formas e sons surpreendentes.
 
Coordenação: Yurê Kuhlmann
 

 

 

Anita Gritsch

Friday, 30 December 2011 Published in Profissionais Written by


Artista e educadora nas áreas de musica, movimento e idiomas, focada na integração dessas disciplinas. Desenvolve trabalhos artísticos e pedagógicos com música corporal, ritmos e percussão e pesquisa danças percussivas no mundo.

Formada em Educação, Música e Movimento/Ritmica pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (Áustria), e em Sociología e Letras (Inglês) pelas Universidades de Viena e Edimburgo.

Como professora de rítmica, trabalhou com diversos grupos incluindo desde crianças e adolescentes até empresas, atores e idosos. Realiza formações para professores de música e oficinas de música e movimento para professores de inglês, juntando as suas várias competências. Ministrou oficinas em eventos na Argentina, no Uruguai e no Brasil (Casa do Sol - Salvador/BA, Universidade Federal - Natal/RN). Na Áustria, também ensina Djembe/percussão e percussão corporal no instituto Beatfactory e em escolas, além de ter dado aulas de percussão corporal na Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena.

Em 2012, estreou o seu primeiro espetáculo rePercussion em Viena, onde unia Maracatú, percussão corporal, dança percussiva, voz e movimento. No mesmo ano participou do Festival Internacional de Música Corporal em Istambul, coreografou dois espetáculos de dança com música de orgão ao vivo na igreja Breitenfeld em Viena - Les Corps Glorieux e Les Trois Danses - e apresentou o trabalho mutter wasser (mãe água) com movimento, percussão e percussão corporal, a partir de poesías de Neruda, Bernhard e outros.

É integrante dos grupos de percussão afro naBum e Tasuma, atuando como percussionista, dançarina e cantora. 

Roberto Schkolnick

Wednesday, 30 November 2011 Published in Profissionais Written by


Professor e assessor de musica em diversas escolas da rede pública e privada de ensino. Desenvolve também trabalho de formação continuada.

Em 2010 e 2011 foi contemplado como finalista no PRÊMIO ARTE NA ESCOLA e VENCEDOR do PRÊMIO VICTOR CIVITA EDUCADOR NOTA 10, promovido pela Revista Nova Escola com o projeto “SONGBOOK DE ADONIRAN BARBOSA – 100 ANOS” desenvolvido na Escola Jacarandá - Link: http://www.fvc.org.br/premio-victor-civita/vencedores/roberto-schkolnick-675987.shtml 

Autor do material didático “Oficina de Música”, dirigido a professores do curso de pedagogia do sistema SINGULARIDADES DIGITAL, em parceria com a ABRIL EDUCAÇÃO. Colaborador do Instituto Cultural ITAÚ.

É integrante do FLADEM - Fórum Latino-americano de Educação Musical com oficinas e trabalhos apresentados na Argentina, Equador e Guatemala.

Exerce um trabalho como instrumentista na Banda Zamarim (desde 1994) e Banda Glória (de 1999 a 2011).


Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
Introdução aos Jogos Musicais VERÃO 2018

Introdução aos Jogos Musicais VERÃO 2018

Um curso Extensivo de 60 horas! Parte teórica Online (28 horas) e parte prática presencial (32horas). Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - RJ

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - RJ

Um curso Extensivo de 60 horas! Parte teórica Online (28 horas) e parte prática presencial (32horas). Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - SP

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - SP

Um curso Extensivo de 60 horas! Parte teórica Online (28 horas) e parte prática presencial (32horas). Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.