Home Blog

Carl Orff

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Propõe levar a todo mundo à música, não somente a aprender música, mas permitir a todo mundo "fazer música" como meio de expressão. Que cada criança possa expandir-se vivamente, explorando, desenvolvendo sua musicalidade, se comunicando através dela. Esta música "para si e feita por si próprio", na qual " o fato de participar é mais importante que o resultado", ficará constantemente ligada a idéia de "música elementar"

Ostinato (Repetição) e Instrumental Orff, A Criança encontra segurança na repetição

Oferece a criança tocar e cantar em conjunto, desde a tenra idade. A consciência auditiva é estimulada pela descobertas das relações entre as partes no conjunto.

Memória musical, independência rítmica, e coordenação motora são desenvolvidos a medida que executam partes musicais que vão gradativamente desafiando suas habilidades.

Noção de  elementos músicais como, Bordão, melodia, pulso, altura dos sons, intenção  e finalidade de cada instrumento na composição musical.

Movimento e dança circular –  (noção corporal) A partir de danças circulares, compreender fraseologia da música, diferentes timbres e motivos rítmicos, noções de forma e de interiorização corporal do pulso e dinâmica.

Canones, Pergunta e Resposta, Improviso, Compreensão e independência musical, noção harmônica, Criação e fluidez rítmica, Musicalidade e raciocícnio.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Émille Jaques Dalcroze

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O estudo da música é o conhecimento de si próprio. A música, arte da expressão, é a imagem humana: sentir para expressar-se conhecer para construir-se. Dalcroze quer que a música, passando pelo ouvido, chegue até a alma para abraçá-la e que a alma transforme o corpo em ressonâncias. A música transporta sua harmonia, sua melodia, seu ritmo, sua frase, seus silêncios para falar à nossa alma.

A Rítmica – (Movimento e ritmo)
Estudo do movimento – Desenvolve o organismo inteiro
Estudo do ritmo corporal – Sistema musculares, Centros nervosos, Graduações de Força e Elasticidade no espaço e no tempo, concentração e análise,
O Sentido auditivo do ritmo – Qualidades de receptividade, Expressão de Matizes de força e duração dos sons, Concentração e Espontaneidade.

O Solfejo –  (Vocalização)
Sentido dos Graus e das relações de elevações dos sons, Faculdade de recnhecimentos des seus timbres. Ensina a ouvir e a representar mentalmente as melodias e seus contrapontos, Improvisações

A Improvisação – (Combina as noções de rítmica e Solfejo)
Exteriorização Musical
Desenvolvimento do sentido táctil - motriz
Traduzir no instrumento os pensamentos musicais.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Percussão Corporal Para Educadores Musicais

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by


Curso Extensivo

Percussão Corporal para Educadores Musicais

Coordenação: Yurê Kuhlmann

Curso Extensivo de 16 aulas com 3 horas em cada aula sobre as diferentes Propostas da Percussao Corporal e seu foco para o Educador Musical

 

 Datas:
Turma de SÁBADOS (manhã - 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)
DE 12/01 a 20/04 



Carga Horária:  
48 horas
Extensivo: 3 horas por aula, 2 aulas por dia

Duração: 4 Meses - 16 aulas

 
Vagas:
20 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 


Público Alvo:
Professores de Educação Musical
 
 


Pré Requisito:
Leitura Musical


 


Local: 

Casa de Cultura Santiago, Rua Des. Guimarães, 70 - Barra Funda  - São Paulo, SP.
Próximo ao Metrô Barra Funda, Parque da Água Branca e Shopping West Plaza


Hotel Indicado:
 Não Incluso no Valor do Curso

 

 

CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO


1ª Aula (12/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Apresentações (pessoal e dos alunos).
  • Aquecimento e Flecha: Palma sem duração fixa. 
  • Peça: Maracatu Mara Cato.
  • Levadas e Ritmos: Baião Samba e Capoeira.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Simples

2ª Aula (12/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com nomes dos colegas
  • Leitura: Leituras com Palma, Coxa e Peito. 
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Ijexá e Maracatu. 
  • Peça: Intercalando.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Temático.

3ª Aula (26/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (1/1). 
  • Revisão.
  • Levadas e Ritmos:  Xote, Candombe, Pop, Guarânia e Blues. 
  • Peça: Escatumbararibê. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal restrito por células. 

4ª Aula (26/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (2/1). 
  • Teoria: Como criar arranjos para Percussão Corporal e Voz (Música Corporal)
  • Levadas e Ritmos:  Samba, Funk, Partido Alto e Baião. 
  • Peça: Quatro por quatro. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal com introdução à Duetos/Diálogos.

5ª Aula (16/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com desenho rítmico fixo (1 figura para  cada). 
  • Revisão. 
  • Peça: Samba Lelê. 
  • Levadas e Ritmos:  Mambo, Maqsoum, Xote, Samba, Pop, Baião, Capoeira, Ciranda, Funk e Maracatú.

6ª Aula (16/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com frase rítmica fixo (1 célula para  cada). 30min
  • Peça: Misturando e Motivado.
  • Revisão: Intercalando e Quatro por Quatro
  • Criação Coletiva e Improvisação:Duetos

7ª Aula (23/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com células para cada integrante.
  • Revisão.
  • Peça: Desarme-se 
  • Levadas e Ritmos: Baião, Ciranda, Pop, Funk, Samba, Partido Alto, Mambo e Maracatú

8ª Aula (23/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aula Especial com convidado.

9ª Aula (9/3/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha:Com vogais.
  • Revisão.
  • Peça: Peixinhos do Mar
  • Levadas e Ritmos: Pop, Samba, Sambaião, Baião e Maracafunk.

10ª Aula (9/3/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com texturas e efeitos
  • Revisão.
  • Peça: Mãos
  • Criação Coletiva e Improvisação: Introdução à regência: Seleção de duplas para duetos.

11ª Aula (23/3/2012 - 09:00 ás 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa.
  • Revisão.
  • Criação de arranjo.
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Marcha-rancho, Funk, Baião, Maracatu, Guarânia

12ª Aula (23/3/2012 - 14:00 ás 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringas e múltiplos timbres.
  • Peça: Embalada.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Grupos timbricos e Separação de grupos e Improvisações solistas.

13ª Aula (6/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando desenho rítmico.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Baião, Samba, Maracatu, Mambo e Ijexá

14ª Aula (6/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando célula rítmica
  • Peça: Início de Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Ataques, Cópia, Soma e "Virar a página".

15ª Aula (20/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Pop, Baião, Samba, Ciranda e Ijexá.

16ª Aula (20/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados e desenhos complementares
  • Peça: Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Com múltiplas regências.

 

Investimento:
R$ 450,00 em até 12X (com juros) pela Pag Seguro® 
ou
R$ 430,00 em 2 vezes sem juros até dia 10/12 Depósito e 12/01 Cheque
ou
R$ 390,00 a vista até dia 10/12 Depósito 

 



O Instrumental Orff

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by

 

Curso Intensivo

Introdução a Abordagem Orff

O Uso do Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones)

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

LOTADO

 

 Curso Extensivo de 5 aulas com 4 horas em cada aula sobre a Introdução do Instrumental Orff, suas possibilidades pedagógicas na Sala de Aula, Jogos, Arranjos, Repertório e Compreensão da sua aplicação. A Pentatônica, Os Modos, Improvisos, Escalas Maiores e Menores.
Apoio:

 Datas:
DE 22/07 a 26/07 
Das 08:00 as 12:00
 
 
 
Carga Horária:  
20 horas
5 dias consecutivos com 4 horas de Duração cada dia
 
 
Vagas:
24 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 
 
 
Público Alvo:
Educadores de Música que tenham Interesse em Trabalhar com Educação Musical nas Escolas e implementar o Conjunto de Instrumental Orff
 
 
 
Pré Requisito:
Noções da Teoria Musical

 

 
 
 
Local: 

Rua Padre Cerda, 25

Vila Madalena

São Paulo

 

Hotel Indicado:

 Não Incluso no Valor do Curso

Diárias A partir de R$ 50,00

 

 
 
CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO

 

Dia 1 - 22 de Julho de 2013

Abertura

Apresentação do Instrumental e Conceitos Iniciais

Dinâmicas Lúdicas com o Instrumental

A Pentatônica e suas Possibilidades

 

Dia 2 - 23 de Julho de 2013

A Pentatônica e suas Possibilidades

Arranjos para Pentatônica

Atividades de Improviso, Imitação, Pergunta e Resposta

 

Dia 3 - 24 de Julho de 2013

Conceitos de Arranjos para o Instrumental

Bordão, Cor, Ostinato e Melodia

Atividades de Criação com as Abordagens Orff

 

Dia 4 - 25 de Julho de 2013

Instrumental Orff no Mundo

Repertório e Cultura dos Povos, seus Modos 

Modos e Possibilidades de Arranjos

 

Dia 5 - 26 de Julho de 2013

Escalas Maiores e Menores no Instrumental Orff

Arranjos Diatônicos

Utilização de Software Livre para Realização de Arranjos 

Encerramento

 

Investimento:
R$ 400,00 ou em até 12X de 38,97 (com juros) pela Pag Seguro® 

 

 

Jogos e Dinâmicas Musicais para a Escola

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by


Curso Intensivo

As Técnicas e Abordagens Atuais da Musicalização e Repertório

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 As diferentes abordagens e o uso de inúmeras estratégias para o Ensino de Música nas Escolas. Utilização de Jogos, Brincadeiras, Objetos, Atividades em Roda, Percussão Corporal, Atividades de Movimento Corporal, Canção e Repertório, como deixar divertida a utilização da Flauta Doce, Compreendendo e Compondo Arranjos, e vasto material de Repertorização. A Pedagogia Ativa da Música e suas Múltiplas Possibilidades.
VAGAS ESGOTADAS - PRÓXIMO CURSO: JANEIRO DE 2014
 Apoio:


Datas:
EM JULHO, DE 20 A 27.



Carga Horária:  
40 horas
8 dias consecutivos - Certificado - Apostila de 60 Páginas - CD.


Vagas:
24 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 

 


Público Alvo:
Educadores em Geral que tenham Interesse em Trabalhar com Educação Musical nas Escolas:
Professores de Música, Artes, Educação Física, Polivalentes, da Pré Escola...
 

Pré Requisito:
Noções Básicas da Música
 



Local: 

Rua Padre Cerda, 25
Vila Madalena

São Paulo


Hotel Indicado:
 Não Incluso no Valor do Curso

Diárias a partir de R$ 50,00

 

 

 

CRONOGRAMA DO CURSO

 

Dia 1 -  20 de Julho de 2013 - Sábado

Abertura     08:00 as 9:30

Café           9:30 as 10:00

Aula 1        10:00 as 12:30 - “Um Novo Olhar sobre a Flauta Doce”

Intervalo     12:30 as 14:00

Aula 2        14:00 as 18:00 - “Dinâmicas Musicais I - Banda Rítmica/Percussão Miúda” 


Dia 2 - 21 de Julho de 2013 - Domingo

Aula 3         09:00 as 13:00 - “Percussão Corporal e suas Abordagens” 

 

Dia 3 - 22 de Julho de 2013 - Segunda Feira

Aula 4         14:00 as 18:30 - “Voz e Dinâmicas de Apresentação - Repertório e Tessitura” 


Dia 4 - 23 de Julho de 2013 - Terça Feira

Aula 5         14:00 as 18:30 - “Dinâmicas Musicais II - Jogos de Copos e Outros Objetos

 

Dia 5 - 24 de Julho de 2013 - Quarta Feira

 Aula 6         14:00 as 18:30 - “Dinâmicas Musicais III - Bolas e  a Teoria como Jogo” 

 

Dia 6 - 25 de Julho de 2013 - Quinta Feira

Aula 7         14:00 as 18:30 - “Dinâmicas Musicais IV - Boomwhackers”

 

Dia 7 - 26 de Julho de 2013 - Sexta Feira

Aula 8         14:00 as 18:30 - “Instrumental Orff”


Dia 8 - 27 de Julho de 2013 - Sábado

Aula 9        8:00 as 12:00 - “Voz e Canção - Cânones Divertidos” 

Intervalo      12:00 as 14:00

Aula 10        14:00 as 18:00 - “Dinâmicas Musicais V- Bambolês e Tabuleiro”

Encerramento - 18:00 as 19:00  - Encerramento


Investimento:
   
R$ 700,00 ou em até 12X de R$ 68,20 (com juros) pela Pag Seguro® 

Apostila e Refeições Inclusas no Valor


ATENÇÃO: PARA O CURSO DE JULHO AS VAGAS ESTÃO ESGOTADAS.

SE INSCREVA NA LISTA DE INTERESSE PARA FAZER UMA PRÉ RESERVA JANEIRO 2014



Percussão Corporal

Monday, 12 March 2012 Published in Cursos Written by

Técnicas de Percussão Corporal


Esta oficina pretende trabalhar ritmos brasileiros por meio de três técnicas de Percussão Corporal, "Barbatuques" técnica do grupo brasileiro com o mesmo nome,  “Gum boots” técnica africana e “Hambone” técnica americana, além de jogos de composição e improvisação.

Coordenação Charles Raszl

Próximas Oficinas:

 

 
 
 
Percussão Corporal para Crianças:
 

Uma Abordagem estapatupistimulante de envolver o aluno numa sala de aula com sua bateria portátil. O corpo e seus sons, suas sincronias e seu movimento. Do jogo corporal às descobertas timbrísticas. Da coordenação a Criação, repertório para diversas idades escolares.

Coordenação: Charles Raszl e Uira Kuhlmann

Próximas Oficinas: 

Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 

 
 

 

Ritmos Regionais na Percussão Corporal

Do Maracatu a Ciranda, passando por diferentes ritmos brasileiros como Ijexá, Barra vento, Xote, etc.. Descubra a riqueza rítmica brasileira incorporada no seu movimento e no seu instrumento: O corpo.

Coordenação: Yurê Kuhlmann

  HÁ PRÉ REQUISITO: LEITURA E CONHECIMENTO DA TEORIA MUSICAL

 
 
 

Hollaretidi! - Schuhplatteln e Brincadeiras Austríacas

Mesmo para quem não tiver calça de couro e sapato alpino será uma experiência divertida e exótica conhecer essa dança percussiva da tradição popular austríaca e da região dos Alpes. Movimentos característicos e sequênciais, improvisação e conhecimento do contexto fazem parte dessa oficina, além de muito movimento e brincadeira. 

Coordenação: Anita Gritsch

 

 

 
 
 Música Corporal e Composição Cênica
Uma Proposta de Vasculhar os Sons do Corpo, sejam eles percutidos, falados, cantados. Suas explorações de timbres, texturas e integrações somadas a  Jogos Teatrais simples que visam despertar a qualidade do corpo coletivo no espaço/tempo. O resultado é uma composição cênico musical original onde as possibilidades jogadas são as principais estratégias para o educador repensar a Música, o Corpo e o Teatro na sua prática da Docência.
 
Coordenação: Charles Raszl
 
 

 

Percussão Corporal no Contexto da Educação Infantil

A Investigação da Criança com seus Sons Corporais, suas palmas e pés e a descoberta sonora somada a atividades cheias de criação, imaginação e coordenação. Propostas simples para brincar com a percussão corporal e o folclore, brincadeiras com desenhos, gestos e muito movimento.
 
Coordenação: Uirá Kuhlmann
 
Próximas  Oficinas:
 
Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 
 
 
 
 
 

Jogos Musicais (2)

Sunday, 11 March 2012 Published in Cursos Written by

Dinâmicas Musicais Com Objetos da Infância

 

Bambolês, Bolas de Tênis, Copos, Bexigas e Brinquedos populares viram divertidas atividades musicais com muita qualidade e simplicidade. A pedagogia de Dalcroze, Orff e Willems é o tempo todo visitada nas dinâmicas. O Imaginário e o musical dialogam através dos objetos.

Oficina de 4 horas

O Instrumental Orff

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by

 

Curso Intensivo

Introdução a Abordagem Orff

O Uso do Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones)

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

LOTADO

 

 Curso Extensivo de 5 aulas com 4 horas em cada aula sobre a Introdução do Instrumental Orff, suas possibilidades pedagógicas na Sala de Aula, Jogos, Arranjos, Repertório e Compreensão da sua aplicação. A Pentatônica, Os Modos, Improvisos, Escalas Maiores e Menores.
Apoio:

 Datas:
DE 22/07 a 26/07 
Das 08:00 as 12:00
 
 
 
Carga Horária:  
20 horas
5 dias consecutivos com 4 horas de Duração cada dia
 
 
Vagas:
24 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 
 
 
Público Alvo:
Educadores de Música que tenham Interesse em Trabalhar com Educação Musical nas Escolas e implementar o Conjunto de Instrumental Orff
 
 
 
Pré Requisito:
Noções da Teoria Musical

 

 
 
 
Local: 

Rua Padre Cerda, 25

Vila Madalena

São Paulo

 

Hotel Indicado:

 Não Incluso no Valor do Curso

Diárias A partir de R$ 50,00

 

 
 
CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO

 

Dia 1 - 22 de Julho de 2013

Abertura

Apresentação do Instrumental e Conceitos Iniciais

Dinâmicas Lúdicas com o Instrumental

A Pentatônica e suas Possibilidades

 

Dia 2 - 23 de Julho de 2013

A Pentatônica e suas Possibilidades

Arranjos para Pentatônica

Atividades de Improviso, Imitação, Pergunta e Resposta

 

Dia 3 - 24 de Julho de 2013

Conceitos de Arranjos para o Instrumental

Bordão, Cor, Ostinato e Melodia

Atividades de Criação com as Abordagens Orff

 

Dia 4 - 25 de Julho de 2013

Instrumental Orff no Mundo

Repertório e Cultura dos Povos, seus Modos 

Modos e Possibilidades de Arranjos

 

Dia 5 - 26 de Julho de 2013

Escalas Maiores e Menores no Instrumental Orff

Arranjos Diatônicos

Utilização de Software Livre para Realização de Arranjos 

Encerramento

 

Investimento:
R$ 400,00 ou em até 12X de 38,97 (com juros) pela Pag Seguro® 

 

 

Jogos e Dinâmicas Musicais para a Escola

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by


Curso Intensivo

As Técnicas e Abordagens Atuais da Musicalização e Repertório

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 As diferentes abordagens e o uso de inúmeras estratégias para o Ensino de Música nas Escolas. Utilização de Jogos, Brincadeiras, Objetos, Atividades em Roda, Percussão Corporal, Atividades de Movimento Corporal, Canção e Repertório, como deixar divertida a utilização da Flauta Doce, Compreendendo e Compondo Arranjos, e vasto material de Repertorização. A Pedagogia Ativa da Música e suas Múltiplas Possibilidades.
VAGAS ESGOTADAS - PRÓXIMO CURSO: JANEIRO DE 2014
 Apoio:


Datas:
EM JULHO, DE 20 A 27.



Carga Horária:  
40 horas
8 dias consecutivos - Certificado - Apostila de 60 Páginas - CD.


Vagas:
24 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 

 


Público Alvo:
Educadores em Geral que tenham Interesse em Trabalhar com Educação Musical nas Escolas:
Professores de Música, Artes, Educação Física, Polivalentes, da Pré Escola...
 

Pré Requisito:
Noções Básicas da Música
 



Local: 

Rua Padre Cerda, 25
Vila Madalena

São Paulo


Hotel Indicado:
 Não Incluso no Valor do Curso

Diárias a partir de R$ 50,00

 

 

 

CRONOGRAMA DO CURSO

 

Dia 1 -  20 de Julho de 2013 - Sábado

Abertura     08:00 as 9:30

Café           9:30 as 10:00

Aula 1        10:00 as 12:30 - “Um Novo Olhar sobre a Flauta Doce”

Intervalo     12:30 as 14:00

Aula 2        14:00 as 18:00 - “Dinâmicas Musicais I - Banda Rítmica/Percussão Miúda” 


Dia 2 - 21 de Julho de 2013 - Domingo

Aula 3         09:00 as 13:00 - “Percussão Corporal e suas Abordagens” 

 

Dia 3 - 22 de Julho de 2013 - Segunda Feira

Aula 4         14:00 as 18:30 - “Voz e Dinâmicas de Apresentação - Repertório e Tessitura” 


Dia 4 - 23 de Julho de 2013 - Terça Feira

Aula 5         14:00 as 18:30 - “Dinâmicas Musicais II - Jogos de Copos e Outros Objetos

 

Dia 5 - 24 de Julho de 2013 - Quarta Feira

 Aula 6         14:00 as 18:30 - “Dinâmicas Musicais III - Bolas e  a Teoria como Jogo” 

 

Dia 6 - 25 de Julho de 2013 - Quinta Feira

Aula 7         14:00 as 18:30 - “Dinâmicas Musicais IV - Boomwhackers”

 

Dia 7 - 26 de Julho de 2013 - Sexta Feira

Aula 8         14:00 as 18:30 - “Instrumental Orff”


Dia 8 - 27 de Julho de 2013 - Sábado

Aula 9        8:00 as 12:00 - “Voz e Canção - Cânones Divertidos” 

Intervalo      12:00 as 14:00

Aula 10        14:00 as 18:00 - “Dinâmicas Musicais V- Bambolês e Tabuleiro”

Encerramento - 18:00 as 19:00  - Encerramento


Investimento:
   
R$ 700,00 ou em até 12X de R$ 68,20 (com juros) pela Pag Seguro® 

Apostila e Refeições Inclusas no Valor


ATENÇÃO: PARA O CURSO DE JULHO AS VAGAS ESTÃO ESGOTADAS.

SE INSCREVA NA LISTA DE INTERESSE PARA FAZER UMA PRÉ RESERVA JANEIRO 2014



Percussão Corporal

Monday, 12 March 2012 Published in Cursos Written by

Técnicas de Percussão Corporal


Esta oficina pretende trabalhar ritmos brasileiros por meio de três técnicas de Percussão Corporal, "Barbatuques" técnica do grupo brasileiro com o mesmo nome,  “Gum boots” técnica africana e “Hambone” técnica americana, além de jogos de composição e improvisação.

Coordenação Charles Raszl

Próximas Oficinas:

 

 
 
 
Percussão Corporal para Crianças:
 

Uma Abordagem estapatupistimulante de envolver o aluno numa sala de aula com sua bateria portátil. O corpo e seus sons, suas sincronias e seu movimento. Do jogo corporal às descobertas timbrísticas. Da coordenação a Criação, repertório para diversas idades escolares.

Coordenação: Charles Raszl e Uira Kuhlmann

Próximas Oficinas: 

Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 

 
 

 

Ritmos Regionais na Percussão Corporal

Do Maracatu a Ciranda, passando por diferentes ritmos brasileiros como Ijexá, Barra vento, Xote, etc.. Descubra a riqueza rítmica brasileira incorporada no seu movimento e no seu instrumento: O corpo.

Coordenação: Yurê Kuhlmann

  HÁ PRÉ REQUISITO: LEITURA E CONHECIMENTO DA TEORIA MUSICAL

 
 
 

Hollaretidi! - Schuhplatteln e Brincadeiras Austríacas

Mesmo para quem não tiver calça de couro e sapato alpino será uma experiência divertida e exótica conhecer essa dança percussiva da tradição popular austríaca e da região dos Alpes. Movimentos característicos e sequênciais, improvisação e conhecimento do contexto fazem parte dessa oficina, além de muito movimento e brincadeira. 

Coordenação: Anita Gritsch

 

 

 
 
 Música Corporal e Composição Cênica
Uma Proposta de Vasculhar os Sons do Corpo, sejam eles percutidos, falados, cantados. Suas explorações de timbres, texturas e integrações somadas a  Jogos Teatrais simples que visam despertar a qualidade do corpo coletivo no espaço/tempo. O resultado é uma composição cênico musical original onde as possibilidades jogadas são as principais estratégias para o educador repensar a Música, o Corpo e o Teatro na sua prática da Docência.
 
Coordenação: Charles Raszl
 
 

 

Percussão Corporal no Contexto da Educação Infantil

A Investigação da Criança com seus Sons Corporais, suas palmas e pés e a descoberta sonora somada a atividades cheias de criação, imaginação e coordenação. Propostas simples para brincar com a percussão corporal e o folclore, brincadeiras com desenhos, gestos e muito movimento.
 
Coordenação: Uirá Kuhlmann
 
Próximas  Oficinas:
 
Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 
 
 
 
 
 

Jogos Musicais (2)

Sunday, 11 March 2012 Published in Cursos Written by

Dinâmicas Musicais Com Objetos da Infância

 

Bambolês, Bolas de Tênis, Copos, Bexigas e Brinquedos populares viram divertidas atividades musicais com muita qualidade e simplicidade. A pedagogia de Dalcroze, Orff e Willems é o tempo todo visitada nas dinâmicas. O Imaginário e o musical dialogam através dos objetos.

Oficina de 4 horas

Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
10 dicas para começar o ano de 2018!

10 dicas para começar o ano de 2018!

Se preparando para 2018? O professor Uirá te dá algumas dicas

Música e Movimento em Franca/SP

Música e Movimento em Franca/SP

Serão 16 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - PE

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - PE

Um curso Extensivo de 60 horas! Parte teórica Online (28 horas) e parte prática presencial (32horas). Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.