Home Blog

Voz, Canto e Escuta

Monday, 12 March 2012 Published in Cursos Written by

Oficina de música vocal em conjunto

Jogos com corpo e voz para desinibição e coesão de um grupo; experiências sonoras que se transformam em música; referências vocais para diversos tipos de voz; repertório; exercícios para afinação e outras desenvolturas.

Coordenação: Teco Galati

 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL


Saúde Vocal

Workshop voltada para educadores de forma geral, que se utilizam da voz como instrumento de trabalho. É importante estarmos atentos à forma como utilizamos nossa voz. Serão propostos exercícios de auto-percepção corporal/ respiratória, apresentadas formas de como manter uma boa saúde vocal e uma vida saudável de forma geral.

Coordenação: Daniella Forchetti

 

 

Kodaly nos Modos e Ritmos Brasileiros

Algumas possibilidades de fazer bom uso das escalas modais tão comuns à música brasileira usando o sistema dó-móvel. Leitura de músicas brasileiras adaptadas ao solfejo relativo usado por Kodály, incluindo cânones e o uso de 2 a 3 vozes. Heranças de Portugal e África na canção brasileira. Pequenas soluções práticas para relativizar os conflitos entre o uso do sistema fixo e do sistema móvel.

Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

O Ouvido Harmônico

Voltada para o desenvolvimento das seguintes habilidades musicais: entender cifras, ouvir internamente o som resultante das cifras, reconhecer a harmonia sem a necessidade de instrumentos harmônicos, inventar caminhos harmônicos, treinar a memorização de cadências harmônicas, melhoria significativa da afinação. É também um método alternativo de grande eficiência para a leitura musical e para a escrita musical se tornar bem mais fluente. De quebra se aprende escalas e modos de maneira bem orgânica.

 Coordenação: Teco Galati

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Próximas Oficinas: 20 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

 Cânones Vocais em Movimento

Uma Oficina Voltada para um Repertório Vocal/Coral para desenvolver a técnica e a sonoridade deste tipo de abordagem utilizando o movimento corporal como elemento socializante. Um curso que embasa o educador a manejar os recursos propostaos para todas as idades. Canones de todos os "Cantos" e idéias corporais de jogos e movimento.
 
Coordenação: Uirá Kuhlmann
 

PRÉ REQUISITO: LEITURA E TEORIA MUSICAL

Rhythmics and English

Music and movement have a direct link to language. Why not take advantage of this in language teaching? This course offers a range of dynamic activities and ideas of how to teach English in a musical, playful, communicative and creative way. English teachers but also everyone who wants to discover a different way of improving their English are warmly welcome!
 
Coordenation: Anita Gritsch
 
 PREREQUISITE: intermediate level of English.
 This workshop will be held in English. 

Próximas Oficinas: 19 de outubro no Colégio Hugo Sarmento em São Paulo SP. VII Encontro do Música e Movimento

Vivência Sensorial

Um workshop que possibilidade aos participantes perceber em seu próprio corpo a privação de um dos sentidos. Visão, audição, tato, olfato e gustação serão tratados em separado e de maneira combinada, como também ocorre nas mais diversas formas de deficiência. Uma experiência lúdica e artística, que pode ser aplicada em todas as idades. Uma nova forma de olhar tanto para a privação como ao potencial que todos nós temos para desenvolver.

Coordenação: Daniella Forchetti

 
 
 
 




Música Instrumental

Friday, 17 February 2012 Published in Cursos Written by

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Laminas

A Cultura Brasileira no Instrumental Orff de Lâminas Folclore, MPB e Bossa Nova são apresentadas com arranjos fáceis e envolventes para os Instrumental de Lâminas: Xilofones e Metalofones. Como trabalhar bordões e ostinatos na música diatônica brasileira.

Repertório para diversas faixas etárias do ensino fundamental I e II.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

O Universo do Instrumental Orff

Como trabalhar com Xilofones e Metalofones na Musicalização Infantil. Um Curso introdutório sobre os conceitos básicos da abordagem Orff e seus processos de ensino na Educação musical escolar através dos xilofones e metalofones. A funcionalidade e a praticidade da escala pentatônica e o tratamento melódico/harmônico distribuído nos três naipes do conjunto: baixo, contralto e soprano.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

O Instrumental Orff - de 14 a 18 de julho de 2014 em São Paulo

 

 Trilha Sonora de Filmes para Instrumental Orff

Aventura, Suspense e Muita diversão nesta Oficina que Mistura Filme, Cenas, Histórias, Música e o Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones). Arranjos simples e eletrizantes nesta Saga Musical emocionante. 

Coordenação Uirá Kuhlmann

 

 

 

O Pandeiro Nosso de Cada Dia

Um dos mais completos instrumentos de percussão, o pandeiro tem a magia de se adaptar facilmente em qualquer ritmo de qualquer cultura do mundo. Amigo inseparável, ele acompanha o sambista na roda de samba, o professor na sala de aula e o aluno a expressar toda a sua musicalidade.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

No embalo do batuque - A dança e a percussão popular de norte a sul do Brasil.

As semelhanças e diferenças dos diversos sotaques musicais brasileiros. Vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura cantado loas do nordeste, tocando o tambu do sudeste, dançado a dança dos bambus do sul...  Em cada estado uma festa.

Coordenação: Estevão Marques

 

 

 

A Flauta doce de Maneira doce

Como saborear a flauta doce de forma gostosa e envolvente. Da vivência inicial com o instrumento às explorações divertidas da técnica de sopro e digitação, bem como a relação de uma leitura na pauta musical de forma gradual e lógica. Repertório e combinações de flautas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

Próximas Oficinas:

Dentro do Curso de Jogos Musicais de Inverno 2014 - de 14 a 18 de julho em São Paulo 

 

 

O Som da Sucata

Transformando e Reciclando, esta é a proposta para a oficina O Som da Sucata, construir Instrumentos Musicais com qualidade, diversidade, sonoridade e durabilidade para que se possa Utilizar no dia a dia da Sala de aula e na Experimentação Sonora. Materiais cotidianos e simples que dão formas e sons surpreendentes.
 
Coordenação: Yurê Kuhlmann
 

 

 

Anita Gritsch

Friday, 30 December 2011 Published in Profissionais Written by


Artista e educadora nas áreas de musica, movimento e idiomas, focada na integração dessas disciplinas. Desenvolve trabalhos artísticos e pedagógicos com música corporal, ritmos e percussão e pesquisa danças percussivas no mundo.

Formada em Educação, Música e Movimento/Ritmica pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (Áustria), e em Sociología e Letras (Inglês) pelas Universidades de Viena e Edimburgo.

Como professora de rítmica, trabalhou com diversos grupos incluindo desde crianças e adolescentes até empresas, atores e idosos. Realiza formações para professores de música e oficinas de música e movimento para professores de inglês, juntando as suas várias competências. Ministrou oficinas em eventos na Argentina, no Uruguai e no Brasil (Casa do Sol - Salvador/BA, Universidade Federal - Natal/RN). Na Áustria, também ensina Djembe/percussão e percussão corporal no instituto Beatfactory e em escolas, além de ter dado aulas de percussão corporal na Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena.

Em 2012, estreou o seu primeiro espetáculo rePercussion em Viena, onde unia Maracatú, percussão corporal, dança percussiva, voz e movimento. No mesmo ano participou do Festival Internacional de Música Corporal em Istambul, coreografou dois espetáculos de dança com música de orgão ao vivo na igreja Breitenfeld em Viena - Les Corps Glorieux e Les Trois Danses - e apresentou o trabalho mutter wasser (mãe água) com movimento, percussão e percussão corporal, a partir de poesías de Neruda, Bernhard e outros.

É integrante dos grupos de percussão afro naBum e Tasuma, atuando como percussionista, dançarina e cantora. 

Roberto Schkolnick

Wednesday, 30 November 2011 Published in Profissionais Written by


Professor e assessor de musica em diversas escolas da rede pública e privada de ensino. Desenvolve também trabalho de formação continuada.

Em 2010 e 2011 foi contemplado como finalista no PRÊMIO ARTE NA ESCOLA e VENCEDOR do PRÊMIO VICTOR CIVITA EDUCADOR NOTA 10, promovido pela Revista Nova Escola com o projeto “SONGBOOK DE ADONIRAN BARBOSA – 100 ANOS” desenvolvido na Escola Jacarandá - Link: http://www.fvc.org.br/premio-victor-civita/vencedores/roberto-schkolnick-675987.shtml 

Autor do material didático “Oficina de Música”, dirigido a professores do curso de pedagogia do sistema SINGULARIDADES DIGITAL, em parceria com a ABRIL EDUCAÇÃO. Colaborador do Instituto Cultural ITAÚ.

É integrante do FLADEM - Fórum Latino-americano de Educação Musical com oficinas e trabalhos apresentados na Argentina, Equador e Guatemala.

Exerce um trabalho como instrumentista na Banda Zamarim (desde 1994) e Banda Glória (de 1999 a 2011).


Iberê Abondanza

Monday, 05 March 2012 Published in Profissionais Written by

 

Iberê Abondanza Kuhlmann é violinista, compositor, arranjador, regente e professor de música. Formado em composição na ULM onde estudou com o Mtº Edmundo Villani-Côrtes, possui um amplo acervo de composições para formações e instrumentos diversos, arranjos para grupos vocais e orquestras infantis.

Estudou Composição e Regência na UNESP e atualmente é aluno do curso de licenciatura em música pela UFSCAR. Nos últimos anos, têm se dedicado há um amplo trabalho de pesquisa e criação de arranjos para grupos de estudantes iniciantes de formações diversas. Atualmente trabalha como Coordenador Musical e Regente da Orquestra da UNIBES.

Teco Galati

Monday, 05 March 2012 Published in Profissionais Written by


Regente, arranjador e educador musical que tem como marca registrada de seu trabalho instigar seus alunos à perspicácia, curiosidade e ousadia, incentivando-os à pesquisa, às experiências sonoras e ao desenvolvimento da sensibilidade.

Foi professor de Canto Coral e Linguagem Musical na então ULM por mais de 10 anos, onde se destacou por seu trabalho junto ao grupo Lumiá Ensemble. Formado em engenharia agronômica, atualmente faz a pós-graduação em Educação Musical na Faculdade Cantareira.

Daniella Forchetti

Friday, 30 December 2011 Published in Profissionais Written by

Dançarina (DRT nº 30459/SP) ; Arte Educadora; Fonoaudióloga; Consultora e Pesquisadora em Inclusão.

Membro do Conselho Internacional de Dança CID n.12456 e da Red Sudamericana de Danza.

Mestre em  Distúrbios da Comunicação pela PUC/SP; Especialista em Linguagens das Artes pela USP e Faculdade de Fonoaudiologia pela PUC/SP. Curso de Extenção em Dança Esportiva em Cadeira de Rodas pela UFJF/MG.

Na área da dança as principais formações em workshops são: DanceAbility com Alito Alessi; Danzaterapia com Maria Fux e com a Candoco Dance Company.

Realiza também um trabalho voltado para questões do gênero feminino, utilizando das Danças Circulares, Danças Orientais e da pesquisa de movimento desenvolvida por Isadora Duncan.

Na área da inclusão de pessoas com deficiência tem formação em Capacitação em Comunicação pelo Programa Hilton Perkins/USA- ADefAV/SP; Curso de Símbolos, Literacia e Comunicação pela Cnoti/ Portugal- CPTA/SP; Curso do Sistema Braille Grau I pela  Escola Hadley/SP e Curso de Língua Brasileira de Sinais pela DERDIC/SP.

Participou esse ano apresentando seu trabalho de pesquisa no 31st World Congress on Research in Didimoteicho/ Greece; no VIII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de  Rodas UFSM/RG e no 15th Deafblind International World Conference on Deafblindness em São Paulo.

Blog: www.artedainclusao.blogspot.com

Roberto Schkolnick

Wednesday, 30 November 2011 Published in Profissionais Written by


Professor e assessor de musica em diversas escolas da rede pública e privada de ensino. Desenvolve também trabalho de formação continuada.

Em 2010 e 2011 foi contemplado como finalista no PRÊMIO ARTE NA ESCOLA e VENCEDOR do PRÊMIO VICTOR CIVITA EDUCADOR NOTA 10, promovido pela Revista Nova Escola com o projeto “SONGBOOK DE ADONIRAN BARBOSA – 100 ANOS” desenvolvido na Escola Jacarandá - Link: http://www.fvc.org.br/premio-victor-civita/vencedores/roberto-schkolnick-675987.shtml 

Autor do material didático “Oficina de Música”, dirigido a professores do curso de pedagogia do sistema SINGULARIDADES DIGITAL, em parceria com a ABRIL EDUCAÇÃO. Colaborador do Instituto Cultural ITAÚ.

É integrante do FLADEM - Fórum Latino-americano de Educação Musical com oficinas e trabalhos apresentados na Argentina, Equador e Guatemala.

Exerce um trabalho como instrumentista na Banda Zamarim (desde 1994) e Banda Glória (de 1999 a 2011).


Iberê Abondanza

Monday, 05 March 2012 Published in Profissionais Written by

 

Iberê Abondanza Kuhlmann é violinista, compositor, arranjador, regente e professor de música. Formado em composição na ULM onde estudou com o Mtº Edmundo Villani-Côrtes, possui um amplo acervo de composições para formações e instrumentos diversos, arranjos para grupos vocais e orquestras infantis.

Estudou Composição e Regência na UNESP e atualmente é aluno do curso de licenciatura em música pela UFSCAR. Nos últimos anos, têm se dedicado há um amplo trabalho de pesquisa e criação de arranjos para grupos de estudantes iniciantes de formações diversas. Atualmente trabalha como Coordenador Musical e Regente da Orquestra da UNIBES.

Teco Galati

Monday, 05 March 2012 Published in Profissionais Written by


Regente, arranjador e educador musical que tem como marca registrada de seu trabalho instigar seus alunos à perspicácia, curiosidade e ousadia, incentivando-os à pesquisa, às experiências sonoras e ao desenvolvimento da sensibilidade.

Foi professor de Canto Coral e Linguagem Musical na então ULM por mais de 10 anos, onde se destacou por seu trabalho junto ao grupo Lumiá Ensemble. Formado em engenharia agronômica, atualmente faz a pós-graduação em Educação Musical na Faculdade Cantareira.

Daniella Forchetti

Friday, 30 December 2011 Published in Profissionais Written by

Dançarina (DRT nº 30459/SP) ; Arte Educadora; Fonoaudióloga; Consultora e Pesquisadora em Inclusão.

Membro do Conselho Internacional de Dança CID n.12456 e da Red Sudamericana de Danza.

Mestre em  Distúrbios da Comunicação pela PUC/SP; Especialista em Linguagens das Artes pela USP e Faculdade de Fonoaudiologia pela PUC/SP. Curso de Extenção em Dança Esportiva em Cadeira de Rodas pela UFJF/MG.

Na área da dança as principais formações em workshops são: DanceAbility com Alito Alessi; Danzaterapia com Maria Fux e com a Candoco Dance Company.

Realiza também um trabalho voltado para questões do gênero feminino, utilizando das Danças Circulares, Danças Orientais e da pesquisa de movimento desenvolvida por Isadora Duncan.

Na área da inclusão de pessoas com deficiência tem formação em Capacitação em Comunicação pelo Programa Hilton Perkins/USA- ADefAV/SP; Curso de Símbolos, Literacia e Comunicação pela Cnoti/ Portugal- CPTA/SP; Curso do Sistema Braille Grau I pela  Escola Hadley/SP e Curso de Língua Brasileira de Sinais pela DERDIC/SP.

Participou esse ano apresentando seu trabalho de pesquisa no 31st World Congress on Research in Didimoteicho/ Greece; no VIII Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de  Rodas UFSM/RG e no 15th Deafblind International World Conference on Deafblindness em São Paulo.

Blog: www.artedainclusao.blogspot.com

Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
10 dicas para começar o ano de 2018!

10 dicas para começar o ano de 2018!

Se preparando para 2018? O professor Uirá te dá algumas dicas

Música e Movimento em Franca/SP

Música e Movimento em Franca/SP

Serão 16 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - PE

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - PE

Um curso Extensivo de 60 horas! Parte teórica Online (28 horas) e parte prática presencial (32horas). Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.