Home Blog

Fotos das Oficinas de Brincadeiras Musicais - Setembro de 2014

Wednesday, 08 October 2014 Published in Cursos Written by Read 3192 times

Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2014 aconteceram em São Paulo 4 oficinas de Brincadeiras Musicais para Educadores realizadas por Uirá Kuhlmann e Estêvão Marques. Ao todo foram 16 horas de oficinas com muita aprendizagem e diversão.  

Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2014 aconteceram em São Paulo 4 oficinas de Brincadeiras Musicais para Educadores realizadas por Uirá Kuhlmann e Estêvão Marques. Ao todo foram 16 horas de oficinas com muita aprendizagem e diversão.  

Zóltan Kodály

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O canto é um dos pilares do seu método, estratégia economicamente viável, sem a necessidade de comprar instrumentos para todos, já que a voz é o instrumento natural e mais intimamente ligado à cultura. Trabalha a leitura e a escrita musical, a percepção e a rítmo. As atividades partem de abordagens através de jogos, improvisação, entre outros. O método kodály inicia em canções com poucas notas e facilidade rítmica  onde gradativamente se amplia as dificuldades.

Manossolfa: Sistema tônica solfa (ou dó móvel)

Palavras rítmicas: Sistema de sílabas relacionado à rítmica

Folclore: Difundir e aprender a música através do repertório da cultura do seu país

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Edgar Willems

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Objetivos Musicais: Fazer amar a música antes de tudo como linguagem, mas também como uma arte e ciência. Estabelecer as bases da arte musical desenvolvendo o ouvido musical e o sentido rítmico.

Objetivos Humanos: Solicitar todas as faculdades sensório motoras, afetivas, mentais e intelectuais. Desenvolvê-las e harmonizá-las entre si.

Objetivos Sociais: Oportunizar a todos, qualquer que sejam os dons iniciais, as idades e as origens. Aproveitar o máximo da situação de pequenos grupo para cultivar as riquezas e as exigências de encontro com o outro (escuta, expressão de cada um, comunicação). Favorecer o prolongamento desta atividade no meio educativo geral, como a "música em família" por exemplo.

Sensorialidade Auditiva

Reconhecimento das características sonoras, jogos, canto de canções, sons de diferentes naturezas, teclados especiais, relação entre intervalos musicais e qualidades afetivas e comparação e análise de sons percebidos.

 

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Carl Orff

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Propõe levar a todo mundo à música, não somente a aprender música, mas permitir a todo mundo "fazer música" como meio de expressão. Que cada criança possa expandir-se vivamente, explorando, desenvolvendo sua musicalidade, se comunicando através dela. Esta música "para si e feita por si próprio", na qual " o fato de participar é mais importante que o resultado", ficará constantemente ligada a idéia de "música elementar"

Ostinato (Repetição) e Instrumental Orff, A Criança encontra segurança na repetição

Oferece a criança tocar e cantar em conjunto, desde a tenra idade. A consciência auditiva é estimulada pela descobertas das relações entre as partes no conjunto.

Memória musical, independência rítmica, e coordenação motora são desenvolvidos a medida que executam partes musicais que vão gradativamente desafiando suas habilidades.

Noção de  elementos músicais como, Bordão, melodia, pulso, altura dos sons, intenção  e finalidade de cada instrumento na composição musical.

Movimento e dança circular –  (noção corporal) A partir de danças circulares, compreender fraseologia da música, diferentes timbres e motivos rítmicos, noções de forma e de interiorização corporal do pulso e dinâmica.

Canones, Pergunta e Resposta, Improviso, Compreensão e independência musical, noção harmônica, Criação e fluidez rítmica, Musicalidade e raciocícnio.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Émille Jaques Dalcroze

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O estudo da música é o conhecimento de si próprio. A música, arte da expressão, é a imagem humana: sentir para expressar-se conhecer para construir-se. Dalcroze quer que a música, passando pelo ouvido, chegue até a alma para abraçá-la e que a alma transforme o corpo em ressonâncias. A música transporta sua harmonia, sua melodia, seu ritmo, sua frase, seus silêncios para falar à nossa alma.

A Rítmica – (Movimento e ritmo)
Estudo do movimento – Desenvolve o organismo inteiro
Estudo do ritmo corporal – Sistema musculares, Centros nervosos, Graduações de Força e Elasticidade no espaço e no tempo, concentração e análise,
O Sentido auditivo do ritmo – Qualidades de receptividade, Expressão de Matizes de força e duração dos sons, Concentração e Espontaneidade.

O Solfejo –  (Vocalização)
Sentido dos Graus e das relações de elevações dos sons, Faculdade de recnhecimentos des seus timbres. Ensina a ouvir e a representar mentalmente as melodias e seus contrapontos, Improvisações

A Improvisação – (Combina as noções de rítmica e Solfejo)
Exteriorização Musical
Desenvolvimento do sentido táctil - motriz
Traduzir no instrumento os pensamentos musicais.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Percussão Corporal Para Educadores Musicais

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by


Curso Extensivo

Percussão Corporal para Educadores Musicais

Coordenação: Yurê Kuhlmann

Curso Extensivo de 16 aulas com 3 horas em cada aula sobre as diferentes Propostas da Percussao Corporal e seu foco para o Educador Musical

 

 Datas:
Turma de SÁBADOS (manhã - 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)
DE 12/01 a 20/04 



Carga Horária:  
48 horas
Extensivo: 3 horas por aula, 2 aulas por dia

Duração: 4 Meses - 16 aulas

 
Vagas:
20 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 


Público Alvo:
Professores de Educação Musical
 
 


Pré Requisito:
Leitura Musical


 


Local: 

Casa de Cultura Santiago, Rua Des. Guimarães, 70 - Barra Funda  - São Paulo, SP.
Próximo ao Metrô Barra Funda, Parque da Água Branca e Shopping West Plaza


Hotel Indicado:
 Não Incluso no Valor do Curso

 

 

CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO


1ª Aula (12/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Apresentações (pessoal e dos alunos).
  • Aquecimento e Flecha: Palma sem duração fixa. 
  • Peça: Maracatu Mara Cato.
  • Levadas e Ritmos: Baião Samba e Capoeira.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Simples

2ª Aula (12/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com nomes dos colegas
  • Leitura: Leituras com Palma, Coxa e Peito. 
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Ijexá e Maracatu. 
  • Peça: Intercalando.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Temático.

3ª Aula (26/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (1/1). 
  • Revisão.
  • Levadas e Ritmos:  Xote, Candombe, Pop, Guarânia e Blues. 
  • Peça: Escatumbararibê. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal restrito por células. 

4ª Aula (26/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (2/1). 
  • Teoria: Como criar arranjos para Percussão Corporal e Voz (Música Corporal)
  • Levadas e Ritmos:  Samba, Funk, Partido Alto e Baião. 
  • Peça: Quatro por quatro. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal com introdução à Duetos/Diálogos.

5ª Aula (16/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com desenho rítmico fixo (1 figura para  cada). 
  • Revisão. 
  • Peça: Samba Lelê. 
  • Levadas e Ritmos:  Mambo, Maqsoum, Xote, Samba, Pop, Baião, Capoeira, Ciranda, Funk e Maracatú.

6ª Aula (16/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com frase rítmica fixo (1 célula para  cada). 30min
  • Peça: Misturando e Motivado.
  • Revisão: Intercalando e Quatro por Quatro
  • Criação Coletiva e Improvisação:Duetos

7ª Aula (23/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com células para cada integrante.
  • Revisão.
  • Peça: Desarme-se 
  • Levadas e Ritmos: Baião, Ciranda, Pop, Funk, Samba, Partido Alto, Mambo e Maracatú

8ª Aula (23/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aula Especial com convidado.

9ª Aula (9/3/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha:Com vogais.
  • Revisão.
  • Peça: Peixinhos do Mar
  • Levadas e Ritmos: Pop, Samba, Sambaião, Baião e Maracafunk.

10ª Aula (9/3/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com texturas e efeitos
  • Revisão.
  • Peça: Mãos
  • Criação Coletiva e Improvisação: Introdução à regência: Seleção de duplas para duetos.

11ª Aula (23/3/2012 - 09:00 ás 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa.
  • Revisão.
  • Criação de arranjo.
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Marcha-rancho, Funk, Baião, Maracatu, Guarânia

12ª Aula (23/3/2012 - 14:00 ás 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringas e múltiplos timbres.
  • Peça: Embalada.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Grupos timbricos e Separação de grupos e Improvisações solistas.

13ª Aula (6/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando desenho rítmico.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Baião, Samba, Maracatu, Mambo e Ijexá

14ª Aula (6/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando célula rítmica
  • Peça: Início de Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Ataques, Cópia, Soma e "Virar a página".

15ª Aula (20/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Pop, Baião, Samba, Ciranda e Ijexá.

16ª Aula (20/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados e desenhos complementares
  • Peça: Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Com múltiplas regências.

 

Investimento:
R$ 450,00 em até 12X (com juros) pela Pag Seguro® 
ou
R$ 430,00 em 2 vezes sem juros até dia 10/12 Depósito e 12/01 Cheque
ou
R$ 390,00 a vista até dia 10/12 Depósito 

 



Edgar Willems

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Objetivos Musicais: Fazer amar a música antes de tudo como linguagem, mas também como uma arte e ciência. Estabelecer as bases da arte musical desenvolvendo o ouvido musical e o sentido rítmico.

Objetivos Humanos: Solicitar todas as faculdades sensório motoras, afetivas, mentais e intelectuais. Desenvolvê-las e harmonizá-las entre si.

Objetivos Sociais: Oportunizar a todos, qualquer que sejam os dons iniciais, as idades e as origens. Aproveitar o máximo da situação de pequenos grupo para cultivar as riquezas e as exigências de encontro com o outro (escuta, expressão de cada um, comunicação). Favorecer o prolongamento desta atividade no meio educativo geral, como a "música em família" por exemplo.

Sensorialidade Auditiva

Reconhecimento das características sonoras, jogos, canto de canções, sons de diferentes naturezas, teclados especiais, relação entre intervalos musicais e qualidades afetivas e comparação e análise de sons percebidos.

 

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Carl Orff

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Propõe levar a todo mundo à música, não somente a aprender música, mas permitir a todo mundo "fazer música" como meio de expressão. Que cada criança possa expandir-se vivamente, explorando, desenvolvendo sua musicalidade, se comunicando através dela. Esta música "para si e feita por si próprio", na qual " o fato de participar é mais importante que o resultado", ficará constantemente ligada a idéia de "música elementar"

Ostinato (Repetição) e Instrumental Orff, A Criança encontra segurança na repetição

Oferece a criança tocar e cantar em conjunto, desde a tenra idade. A consciência auditiva é estimulada pela descobertas das relações entre as partes no conjunto.

Memória musical, independência rítmica, e coordenação motora são desenvolvidos a medida que executam partes musicais que vão gradativamente desafiando suas habilidades.

Noção de  elementos músicais como, Bordão, melodia, pulso, altura dos sons, intenção  e finalidade de cada instrumento na composição musical.

Movimento e dança circular –  (noção corporal) A partir de danças circulares, compreender fraseologia da música, diferentes timbres e motivos rítmicos, noções de forma e de interiorização corporal do pulso e dinâmica.

Canones, Pergunta e Resposta, Improviso, Compreensão e independência musical, noção harmônica, Criação e fluidez rítmica, Musicalidade e raciocícnio.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Émille Jaques Dalcroze

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O estudo da música é o conhecimento de si próprio. A música, arte da expressão, é a imagem humana: sentir para expressar-se conhecer para construir-se. Dalcroze quer que a música, passando pelo ouvido, chegue até a alma para abraçá-la e que a alma transforme o corpo em ressonâncias. A música transporta sua harmonia, sua melodia, seu ritmo, sua frase, seus silêncios para falar à nossa alma.

A Rítmica – (Movimento e ritmo)
Estudo do movimento – Desenvolve o organismo inteiro
Estudo do ritmo corporal – Sistema musculares, Centros nervosos, Graduações de Força e Elasticidade no espaço e no tempo, concentração e análise,
O Sentido auditivo do ritmo – Qualidades de receptividade, Expressão de Matizes de força e duração dos sons, Concentração e Espontaneidade.

O Solfejo –  (Vocalização)
Sentido dos Graus e das relações de elevações dos sons, Faculdade de recnhecimentos des seus timbres. Ensina a ouvir e a representar mentalmente as melodias e seus contrapontos, Improvisações

A Improvisação – (Combina as noções de rítmica e Solfejo)
Exteriorização Musical
Desenvolvimento do sentido táctil - motriz
Traduzir no instrumento os pensamentos musicais.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Percussão Corporal Para Educadores Musicais

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by


Curso Extensivo

Percussão Corporal para Educadores Musicais

Coordenação: Yurê Kuhlmann

Curso Extensivo de 16 aulas com 3 horas em cada aula sobre as diferentes Propostas da Percussao Corporal e seu foco para o Educador Musical

 

 Datas:
Turma de SÁBADOS (manhã - 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)
DE 12/01 a 20/04 



Carga Horária:  
48 horas
Extensivo: 3 horas por aula, 2 aulas por dia

Duração: 4 Meses - 16 aulas

 
Vagas:
20 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 


Público Alvo:
Professores de Educação Musical
 
 


Pré Requisito:
Leitura Musical


 


Local: 

Casa de Cultura Santiago, Rua Des. Guimarães, 70 - Barra Funda  - São Paulo, SP.
Próximo ao Metrô Barra Funda, Parque da Água Branca e Shopping West Plaza


Hotel Indicado:
 Não Incluso no Valor do Curso

 

 

CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO


1ª Aula (12/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Apresentações (pessoal e dos alunos).
  • Aquecimento e Flecha: Palma sem duração fixa. 
  • Peça: Maracatu Mara Cato.
  • Levadas e Ritmos: Baião Samba e Capoeira.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Simples

2ª Aula (12/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com nomes dos colegas
  • Leitura: Leituras com Palma, Coxa e Peito. 
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Ijexá e Maracatu. 
  • Peça: Intercalando.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Temático.

3ª Aula (26/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (1/1). 
  • Revisão.
  • Levadas e Ritmos:  Xote, Candombe, Pop, Guarânia e Blues. 
  • Peça: Escatumbararibê. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal restrito por células. 

4ª Aula (26/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (2/1). 
  • Teoria: Como criar arranjos para Percussão Corporal e Voz (Música Corporal)
  • Levadas e Ritmos:  Samba, Funk, Partido Alto e Baião. 
  • Peça: Quatro por quatro. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal com introdução à Duetos/Diálogos.

5ª Aula (16/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com desenho rítmico fixo (1 figura para  cada). 
  • Revisão. 
  • Peça: Samba Lelê. 
  • Levadas e Ritmos:  Mambo, Maqsoum, Xote, Samba, Pop, Baião, Capoeira, Ciranda, Funk e Maracatú.

6ª Aula (16/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com frase rítmica fixo (1 célula para  cada). 30min
  • Peça: Misturando e Motivado.
  • Revisão: Intercalando e Quatro por Quatro
  • Criação Coletiva e Improvisação:Duetos

7ª Aula (23/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com células para cada integrante.
  • Revisão.
  • Peça: Desarme-se 
  • Levadas e Ritmos: Baião, Ciranda, Pop, Funk, Samba, Partido Alto, Mambo e Maracatú

8ª Aula (23/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aula Especial com convidado.

9ª Aula (9/3/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha:Com vogais.
  • Revisão.
  • Peça: Peixinhos do Mar
  • Levadas e Ritmos: Pop, Samba, Sambaião, Baião e Maracafunk.

10ª Aula (9/3/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com texturas e efeitos
  • Revisão.
  • Peça: Mãos
  • Criação Coletiva e Improvisação: Introdução à regência: Seleção de duplas para duetos.

11ª Aula (23/3/2012 - 09:00 ás 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa.
  • Revisão.
  • Criação de arranjo.
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Marcha-rancho, Funk, Baião, Maracatu, Guarânia

12ª Aula (23/3/2012 - 14:00 ás 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringas e múltiplos timbres.
  • Peça: Embalada.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Grupos timbricos e Separação de grupos e Improvisações solistas.

13ª Aula (6/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando desenho rítmico.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Baião, Samba, Maracatu, Mambo e Ijexá

14ª Aula (6/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando célula rítmica
  • Peça: Início de Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Ataques, Cópia, Soma e "Virar a página".

15ª Aula (20/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Pop, Baião, Samba, Ciranda e Ijexá.

16ª Aula (20/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados e desenhos complementares
  • Peça: Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Com múltiplas regências.

 

Investimento:
R$ 450,00 em até 12X (com juros) pela Pag Seguro® 
ou
R$ 430,00 em 2 vezes sem juros até dia 10/12 Depósito e 12/01 Cheque
ou
R$ 390,00 a vista até dia 10/12 Depósito 

 



Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
Estêvão e Uirá em Fortaleza

Estêvão e Uirá em Fortaleza

Serão 16 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

Estêvão e Uirá no Rio!

Estêvão e Uirá no Rio!

Serão 16 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

Festa Musical da Educação

Festa Musical da Educação

27 horas de formação nos mais modernos métodos ativos da Educação Musical