Articles

PABLO TRINDADE-ROBALLO, Uruguai

PABLO TRINDADE-ROBALLO, Uruguai

Pablo Trindade Roballo, nasceu em Montevidéu, Uruguai. É formado em Piano e estudou Regência orquestral e coral, Contrabaixo e Composição no Conservatório Fálleri-Balzo de Montevideo. Foi bolsista da OEA e do Conselho Interamericano de Música (CIDEM) na Venezuela onde se especializou em Regência Orquestral e é Licenciado em Música pelo Centro Metodista Universitário, IPA de Porto Alegre, Brasil. Cursando Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Tem se destacado pelo seu trabalho pedagógico musical, trabalhando como professor desde 1981. Suas composições e arranjos integram o repertório de grupos vocais e coros da América e da Europa. Tem regido e ministrado cursos de Regência Coral, Arranjos musicais, Coro de Música Popular e Dinâmicas para cantar em grupo, em cidades de Alemanha, Argentina, Brasil, EEUU, Ecuador, Espanha, França, Itália, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela. É Regente e Diretor Artístico do grupo Expresso 25 de Porto Alegre, RS, Brasil, desde outubro de 1996. Rege o Grupo Sem Contraindicação em Porto Alegre, o Coro Tramontina em Farroupilha, RS, e o Grupo feminino “Bruxas & Musas. É ganhador do “Prêmio Açorianos de Música 2004” como melhor intérprete de MPB, pelo CD Expresso 25, com os seus Arranjos e Regência e Prêmio Açorianos de Música 2016 com sua comedia musical “As tias do Vinícius” na categoria “Melhor espetáculo do ano”.

Desde 2010, tem ministrado cursos de Arranjos, Regência, MPB e música uruguaia, para grupos de Stuttgart, München e Köln, na Alemanha e em Valencia e Barcelona na Espanha, assim como no México, Equador e várias cidades do Brasil.

A estréia mundial da sua Ópera “Areté, o boi”, para solistas, coro e grupo instrumental, aconteceu no Teatro Municipal de Itajaí, Santa Catarina, no sábado 24 de março de 2012. Gravou o CD “Cantando em bando”, como regente, pianista e arranjador, junto a Celso Viáfora e Expresso 25 em São Paulo e em 2017 gravou um CD e DVD com Ivan Lins, com os seus arranjos e direção musical. Sua obra “Tudo se imagina” (SSATB) foi publicada pela editora estadounidense Kjos.

Ganhador do 2nd. Prize in The International Choral Composition Competition 2018, VocalEspoo Festival, Finlândia, com sua obra “Pasajes”, para dois coros a capella.

Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
FIJM 2019 - IV Festival internacional de Jogos Musicais para Educadores

FIJM 2019 - IV Festival internacional de Jogos Musicais para Educadores

FIJM 2019 - IV Festival Internacional de Jogos Musicais para Educadores Professores do Brasil e da Espanha reunidos em uma semana de Oficinas para a Educação Musical.

Introdução aos Jogos Musicais 2019/1 - SP

Introdução aos Jogos Musicais 2019/1 - SP

Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa, uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.

Introdução aos Jogos Musicais 2019/1 - RJ

Introdução aos Jogos Musicais 2019/1 - RJ

Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.