Oficinas de Jogos Musicais


Mirabolâncias Pelo Mundo

As mirabolâncias da vida nascem destas  coisinhas simples e leves que o vento não leva: Uma canção, Uma dança, O cheiro do giz de cera colorido, Terra debaixo da unha, O sabor da comida da casa da vovó, A história que o seu pai contava para você dormir...Jogos de todo o mundo que se transformam em dança e música, acompanhado por instrumentos inusitados como: copos, pvc, garrafa pet, colheres, percussão corporal, bastões, latinhas e muito mais... Vamos lá! Um encontro brincante propondo um diálogo entre a tradição e a invenção.

Coordenação: Estevão Marques

 

  No Embalo da Ondas, um mar de brincadeiras

Quem conta um conto aumenta um ponto... Com um repertório recheado de brincadeiras, histórias, jogos e danças de diferentes lugares do mundo. Nosso barco faz uma viagem musical desde de a canções da infância dos nosso avôs até as brincadeiras do dia de hoje. Cada etapa um novo aprendizado, novos desafios, novas canções, colheres musicais, percussão corporal, batuque com copos, malabares, bolinhas de ping pong  ... Vamos fazer nossas Mirabolâncias e incorporar um novo estilo musical e dançante em nosso corpo.

Coordenação: Estevão Marques

 

 Dinâmicas Musicais Com Objetos da Infância

Bambolês, Bolas de Tênis, Copos, Bexigas e Brinquedos populares viram divertidas atividades musicais com muita qualidade e simplicidade. A pedagogia de Dalcroze, Orff e Willems é o tempo todo visitada nas dinâmicas. O Imaginário e o musical dialogam através dos objetos.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

O Baile do Colherim - um dança percussiva

Sim, vamos dançar com as colheres! Este simples objeto que usamos para comer é um instrumento percussivo popular em diversos lugares do mundo: Espanha, Turquia, Canadá, Colômbia, Irlanda, Rússia... Vamos tocar as colheres usando todo o nosso corpo como um instrumento musical. Cada dança que vamos aprender contem técnicas colherísticas tradicionais de inúmeros países. Muito bem, bem bem,... agora é só pegar tudo isso, temperar com a nossa musicalidade brasileira e bom apetite!

 Coordenação: Estevão Marques

  

A Teoria Musical como Jogo

Ensinar Teoria Musical de maneira mágica e cheia de atividades, jogos e desafios. Como trabalhar conceitos rítmicos e melódicos usando muito movimento, instrumento e voz.

A percepção auditiva aliada a movimentos, espaço e tempo. Figuras rítmicas que se transformam em palavras e temas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

Games Percussivos

As possibilidades e estratégias de se trabalhar instrumentos da antiga bandinha rítmica com novas sonoridades e timbres de outros pequenos instrumentos, utilizando brincadeiras rítmicas, ostinatos, imitação, pergunta e resposta, cânones, rondós, improvisos, criação e muita diversão.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

Introdução ao Boomwhackers

A utilização dos tubos coloridos em atividades repletas de brincadeiras, movimento e desafios musicais. Música que nascem a partir de cartelas e palavras em divertidos temas. Como enriquecer as aulas de vivência musical com dinâmicas totalmente colaborativas e criatividade usando as notas em formas de tubos, ou seria espadas?, muletas?, pilão?

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

 Música para Boomwhackers® arremessados

Uma envolvente experiência de tocar, arremessar, colaborar e se divertir com tubos coloridos melódicos percussivos e voadores! A abordagem e a matemática de se tocarem conjunto contribuindo com o repasse de tubos para o grupo de participantes e mantendo um movimento orgânico para se tocar os pares de tubos, as possibilidades de jogos e leitura de mapas para a construção das melodias compartilhadas por boomwhackers arremessados. Preparado?

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 Bolas, Boomwhackers®, Sombra e Breu

Uma viagem intergalática para o planeta SOM Atividades que misturam bolas, animações em telão, lanternas, escuridão, teatro de sombras, tubos coloridos e experiências sonoras imprevistas. Repertório e brincadeiras musicais que se organizam por comandos como o quique das bolas, piscar de lanternas e animações. Diversas atividades distintas que se misturam para encantar, cantar e tocar instrumentos musicais. A relação da luz, das cores e dos movimentos com atividades de criação instrumental e corporal. Pronto para este mais nova viagem intergalática ao planeta chamado som?

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

Dinâmicas de Apresentação, Jogos de Nomes e Roda 

Nada mais importante do que o nosso Nome. Para o educador, nada mais primordial que saber o nome de todos. A relação do nome de cada indivíduo com o seu grupo é fundamental. Nesta oficina serão oferecidas uma série de possibilidades de apresentação com atividades em roda e de criação, dinâmicas socializantes e importantes para fortalecer o vínculo aluno/professor e a atmosfera forte e unida de uma turma de pessoas.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

O Bambolê, a Música e o Movimento

Os Bambolês desmontáveis que constroem formas muito mais além do que simples aros. Cenas, Esculturas e Sonoridades serão exploradas trazendo um Universo de magia musical. Os bambolês como casas de tabuleiro e criação de inúmeros jogos musicais para a sala de aula: a mais prática cadeira do aluno nas aulas de música.

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

 Música na Educação Infantil

Numa abordagem simples, dinâmica e divertida, a oficina busca oferecer recursos para o trabalho com diferentes temas e conteúdos musicais pertinentes às faixas etárias dos segmentos da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental 1. Alguns dos temas e conteúdos que serão abordados na oficina: Jogos e brincadeiras musicais na sala de aula, Desenhando sons e músicas, Sonorização de histórias, Recursos tecnológicos na musicalização, Projetos interdisciplinares com a linguagem musical

Coordenação: Roberto Schkolnick

 

 

 

 

Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
Estêvão e Uirá em Beagá e Lançamento Regional do Livro!

Estêvão e Uirá em Beagá e Lançamento Regional do Livro!

Serão 08 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

Música e Movimento na Educação Infantil

Música e Movimento na Educação Infantil

Oficinas voltadas para a qualificação e aprimoramento de profissionais que trabalham na educação infantil

Música e Movimento em Recife/PE

Música e Movimento em Recife/PE

Serão 20 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos: