Percussão Corporal

Técnicas de Percussão Corporal


Esta oficina pretende trabalhar ritmos brasileiros por meio de três técnicas de Percussão Corporal, "Barbatuques" técnica do grupo brasileiro com o mesmo nome,  “Gum boots” técnica africana e “Hambone” técnica americana, além de jogos de composição e improvisação.

Coordenação Charles Raszl

 

 
 
 
 
Percussão Corporal para Crianças:
 

Uma Abordagem estapatupistimulante de envolver o aluno numa sala de aula com sua bateria portátil. O corpo e seus sons, suas sincronias e seu movimento. Do jogo corporal às descobertas timbrísticas. Da coordenação a Criação, repertório para diversas idades escolares.

Coordenação: Charles Raszl e Uira Kuhlmann

 

 

 

Ritmos Regionais na Percussão Corporal

Do Maracatu a Ciranda, passando por diferentes ritmos brasileiros como Ijexá, Barra vento, Xote, etc.. Descubra a riqueza rítmica brasileira incorporada no seu movimento e no seu instrumento: O corpo.

Coordenação: Yurê Kuhlmann

  HÁ PRÉ REQUISITO: LEITURA E CONHECIMENTO DA TEORIA MUSICAL

 
 
 

Hollaretidi! - Schuhplatteln e Brincadeiras Austríacas

Mesmo para quem não tiver calça de couro e sapato alpino será uma experiência divertida e exótica conhecer essa dança percussiva da tradição popular austríaca e da região dos Alpes. Movimentos característicos e sequênciais, improvisação e conhecimento do contexto fazem parte dessa oficina, além de muito movimento e brincadeira. 

Coordenação: Anita Gritsch

 

 

 
Música Corporal e Composição Cênica
Uma Proposta de Vasculhar os Sons do Corpo, sejam eles percutidos, falados, cantados. Suas explorações de timbres, texturas e integrações somadas a  Jogos Teatrais simples que visam despertar a qualidade do corpo coletivo no espaço/tempo. O resultado é uma composição cênico musical original onde as possibilidades jogadas são as principais estratégias para o educador repensar a Música, o Corpo e o Teatro na sua prática da Docência.
 
Coordenação: Charles Raszl
 
 

 

Percussão Corporal no Contexto da Educação Infantil

A Investigação da Criança com seus Sons Corporais, suas palmas e pés e a descoberta sonora somada a atividades cheias de criação, imaginação e coordenação. Propostas simples para brincar com a percussão corporal e o folclore, brincadeiras com desenhos, gestos e muito movimento.
 
Coordenação: Uirá Kuhlmann
 
 
 
 
 
 
 

Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
Super Curso de Jogos Musicais

Super Curso de Jogos Musicais

Serão 16 horas de oficina, com certificação, trabalhando os seguintes conteúdos:

Sofia Lopez Íbor! A TOP 1!

Sofia Lopez Íbor! A TOP 1!

Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa, uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.

Oriol Ferré (Barcelona) em BH e Rio!

Oriol Ferré em BH e Rio!