Home Blog

Nos dias 27 e 28 de Setembro de 2014 aconteceram em São Paulo 4 oficinas de Brincadeiras Musicais para Educadores realizadas por Uirá Kuhlmann e Estêvão Marques. Ao todo foram 16 horas de oficinas com muita aprendizagem e diversão.  

Zóltan Kodály

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O canto é um dos pilares do seu método, estratégia economicamente viável, sem a necessidade de comprar instrumentos para todos, já que a voz é o instrumento natural e mais intimamente ligado à cultura. Trabalha a leitura e a escrita musical, a percepção e a rítmo. As atividades partem de abordagens através de jogos, improvisação, entre outros. O método kodály inicia em canções com poucas notas e facilidade rítmica  onde gradativamente se amplia as dificuldades.

Manossolfa: Sistema tônica solfa (ou dó móvel)

Palavras rítmicas: Sistema de sílabas relacionado à rítmica

Folclore: Difundir e aprender a música através do repertório da cultura do seu país

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Edgar Willems

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Objetivos Musicais: Fazer amar a música antes de tudo como linguagem, mas também como uma arte e ciência. Estabelecer as bases da arte musical desenvolvendo o ouvido musical e o sentido rítmico.

Objetivos Humanos: Solicitar todas as faculdades sensório motoras, afetivas, mentais e intelectuais. Desenvolvê-las e harmonizá-las entre si.

Objetivos Sociais: Oportunizar a todos, qualquer que sejam os dons iniciais, as idades e as origens. Aproveitar o máximo da situação de pequenos grupo para cultivar as riquezas e as exigências de encontro com o outro (escuta, expressão de cada um, comunicação). Favorecer o prolongamento desta atividade no meio educativo geral, como a "música em família" por exemplo.

Sensorialidade Auditiva

Reconhecimento das características sonoras, jogos, canto de canções, sons de diferentes naturezas, teclados especiais, relação entre intervalos musicais e qualidades afetivas e comparação e análise de sons percebidos.

 

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Carl Orff

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Propõe levar a todo mundo à música, não somente a aprender música, mas permitir a todo mundo "fazer música" como meio de expressão. Que cada criança possa expandir-se vivamente, explorando, desenvolvendo sua musicalidade, se comunicando através dela. Esta música "para si e feita por si próprio", na qual " o fato de participar é mais importante que o resultado", ficará constantemente ligada a idéia de "música elementar"

Ostinato (Repetição) e Instrumental Orff, A Criança encontra segurança na repetição

Oferece a criança tocar e cantar em conjunto, desde a tenra idade. A consciência auditiva é estimulada pela descobertas das relações entre as partes no conjunto.

Memória musical, independência rítmica, e coordenação motora são desenvolvidos a medida que executam partes musicais que vão gradativamente desafiando suas habilidades.

Noção de  elementos músicais como, Bordão, melodia, pulso, altura dos sons, intenção  e finalidade de cada instrumento na composição musical.

Movimento e dança circular –  (noção corporal) A partir de danças circulares, compreender fraseologia da música, diferentes timbres e motivos rítmicos, noções de forma e de interiorização corporal do pulso e dinâmica.

Canones, Pergunta e Resposta, Improviso, Compreensão e independência musical, noção harmônica, Criação e fluidez rítmica, Musicalidade e raciocícnio.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Émille Jaques Dalcroze

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O estudo da música é o conhecimento de si próprio. A música, arte da expressão, é a imagem humana: sentir para expressar-se conhecer para construir-se. Dalcroze quer que a música, passando pelo ouvido, chegue até a alma para abraçá-la e que a alma transforme o corpo em ressonâncias. A música transporta sua harmonia, sua melodia, seu ritmo, sua frase, seus silêncios para falar à nossa alma.

A Rítmica – (Movimento e ritmo)
Estudo do movimento – Desenvolve o organismo inteiro
Estudo do ritmo corporal – Sistema musculares, Centros nervosos, Graduações de Força e Elasticidade no espaço e no tempo, concentração e análise,
O Sentido auditivo do ritmo – Qualidades de receptividade, Expressão de Matizes de força e duração dos sons, Concentração e Espontaneidade.

O Solfejo –  (Vocalização)
Sentido dos Graus e das relações de elevações dos sons, Faculdade de recnhecimentos des seus timbres. Ensina a ouvir e a representar mentalmente as melodias e seus contrapontos, Improvisações

A Improvisação – (Combina as noções de rítmica e Solfejo)
Exteriorização Musical
Desenvolvimento do sentido táctil - motriz
Traduzir no instrumento os pensamentos musicais.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Percussão Corporal Para Educadores Musicais

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by


Curso Extensivo

Percussão Corporal para Educadores Musicais

Coordenação: Yurê Kuhlmann

Curso Extensivo de 16 aulas com 3 horas em cada aula sobre as diferentes Propostas da Percussao Corporal e seu foco para o Educador Musical

 

 Datas:
Turma de SÁBADOS (manhã - 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)
DE 12/01 a 20/04 



Carga Horária:  
48 horas
Extensivo: 3 horas por aula, 2 aulas por dia

Duração: 4 Meses - 16 aulas

 
Vagas:
20 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 


Público Alvo:
Professores de Educação Musical
 
 


Pré Requisito:
Leitura Musical


 


Local: 

Casa de Cultura Santiago, Rua Des. Guimarães, 70 - Barra Funda  - São Paulo, SP.
Próximo ao Metrô Barra Funda, Parque da Água Branca e Shopping West Plaza


Hotel Indicado:
 Não Incluso no Valor do Curso

 

 

CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO


1ª Aula (12/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Apresentações (pessoal e dos alunos).
  • Aquecimento e Flecha: Palma sem duração fixa. 
  • Peça: Maracatu Mara Cato.
  • Levadas e Ritmos: Baião Samba e Capoeira.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Simples

2ª Aula (12/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com nomes dos colegas
  • Leitura: Leituras com Palma, Coxa e Peito. 
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Ijexá e Maracatu. 
  • Peça: Intercalando.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Temático.

3ª Aula (26/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (1/1). 
  • Revisão.
  • Levadas e Ritmos:  Xote, Candombe, Pop, Guarânia e Blues. 
  • Peça: Escatumbararibê. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal restrito por células. 

4ª Aula (26/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (2/1). 
  • Teoria: Como criar arranjos para Percussão Corporal e Voz (Música Corporal)
  • Levadas e Ritmos:  Samba, Funk, Partido Alto e Baião. 
  • Peça: Quatro por quatro. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal com introdução à Duetos/Diálogos.

5ª Aula (16/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com desenho rítmico fixo (1 figura para  cada). 
  • Revisão. 
  • Peça: Samba Lelê. 
  • Levadas e Ritmos:  Mambo, Maqsoum, Xote, Samba, Pop, Baião, Capoeira, Ciranda, Funk e Maracatú.

6ª Aula (16/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com frase rítmica fixo (1 célula para  cada). 30min
  • Peça: Misturando e Motivado.
  • Revisão: Intercalando e Quatro por Quatro
  • Criação Coletiva e Improvisação:Duetos

7ª Aula (23/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com células para cada integrante.
  • Revisão.
  • Peça: Desarme-se 
  • Levadas e Ritmos: Baião, Ciranda, Pop, Funk, Samba, Partido Alto, Mambo e Maracatú

8ª Aula (23/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aula Especial com convidado.

9ª Aula (9/3/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha:Com vogais.
  • Revisão.
  • Peça: Peixinhos do Mar
  • Levadas e Ritmos: Pop, Samba, Sambaião, Baião e Maracafunk.

10ª Aula (9/3/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com texturas e efeitos
  • Revisão.
  • Peça: Mãos
  • Criação Coletiva e Improvisação: Introdução à regência: Seleção de duplas para duetos.

11ª Aula (23/3/2012 - 09:00 ás 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa.
  • Revisão.
  • Criação de arranjo.
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Marcha-rancho, Funk, Baião, Maracatu, Guarânia

12ª Aula (23/3/2012 - 14:00 ás 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringas e múltiplos timbres.
  • Peça: Embalada.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Grupos timbricos e Separação de grupos e Improvisações solistas.

13ª Aula (6/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando desenho rítmico.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Baião, Samba, Maracatu, Mambo e Ijexá

14ª Aula (6/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando célula rítmica
  • Peça: Início de Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Ataques, Cópia, Soma e "Virar a página".

15ª Aula (20/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Pop, Baião, Samba, Ciranda e Ijexá.

16ª Aula (20/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados e desenhos complementares
  • Peça: Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Com múltiplas regências.

 

Investimento:
R$ 450,00 em até 12X (com juros) pela Pag Seguro® 
ou
R$ 430,00 em 2 vezes sem juros até dia 10/12 Depósito e 12/01 Cheque
ou
R$ 390,00 a vista até dia 10/12 Depósito 

 



O Instrumental Orff

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by

 

Curso Intensivo

Introdução a Abordagem Orff

O Uso do Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones)

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

LOTADO

 

 Curso Extensivo de 5 aulas com 4 horas em cada aula sobre a Introdução do Instrumental Orff, suas possibilidades pedagógicas na Sala de Aula, Jogos, Arranjos, Repertório e Compreensão da sua aplicação. A Pentatônica, Os Modos, Improvisos, Escalas Maiores e Menores.
Apoio:

 Datas:
DE 22/07 a 26/07 
Das 08:00 as 12:00
 
 
 
Carga Horária:  
20 horas
5 dias consecutivos com 4 horas de Duração cada dia
 
 
Vagas:
24 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 
 
 
Público Alvo:
Educadores de Música que tenham Interesse em Trabalhar com Educação Musical nas Escolas e implementar o Conjunto de Instrumental Orff
 
 
 
Pré Requisito:
Noções da Teoria Musical

 

 
 
 
Local: 

Rua Padre Cerda, 25

Vila Madalena

São Paulo

 

Hotel Indicado:

 Não Incluso no Valor do Curso

Diárias A partir de R$ 50,00

 

 
 
CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO

 

Dia 1 - 22 de Julho de 2013

Abertura

Apresentação do Instrumental e Conceitos Iniciais

Dinâmicas Lúdicas com o Instrumental

A Pentatônica e suas Possibilidades

 

Dia 2 - 23 de Julho de 2013

A Pentatônica e suas Possibilidades

Arranjos para Pentatônica

Atividades de Improviso, Imitação, Pergunta e Resposta

 

Dia 3 - 24 de Julho de 2013

Conceitos de Arranjos para o Instrumental

Bordão, Cor, Ostinato e Melodia

Atividades de Criação com as Abordagens Orff

 

Dia 4 - 25 de Julho de 2013

Instrumental Orff no Mundo

Repertório e Cultura dos Povos, seus Modos 

Modos e Possibilidades de Arranjos

 

Dia 5 - 26 de Julho de 2013

Escalas Maiores e Menores no Instrumental Orff

Arranjos Diatônicos

Utilização de Software Livre para Realização de Arranjos 

Encerramento

 

Investimento:
R$ 400,00 ou em até 12X de 38,97 (com juros) pela Pag Seguro® 

 

 

Carl Orff

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: Propõe levar a todo mundo à música, não somente a aprender música, mas permitir a todo mundo "fazer música" como meio de expressão. Que cada criança possa expandir-se vivamente, explorando, desenvolvendo sua musicalidade, se comunicando através dela. Esta música "para si e feita por si próprio", na qual " o fato de participar é mais importante que o resultado", ficará constantemente ligada a idéia de "música elementar"

Ostinato (Repetição) e Instrumental Orff, A Criança encontra segurança na repetição

Oferece a criança tocar e cantar em conjunto, desde a tenra idade. A consciência auditiva é estimulada pela descobertas das relações entre as partes no conjunto.

Memória musical, independência rítmica, e coordenação motora são desenvolvidos a medida que executam partes musicais que vão gradativamente desafiando suas habilidades.

Noção de  elementos músicais como, Bordão, melodia, pulso, altura dos sons, intenção  e finalidade de cada instrumento na composição musical.

Movimento e dança circular –  (noção corporal) A partir de danças circulares, compreender fraseologia da música, diferentes timbres e motivos rítmicos, noções de forma e de interiorização corporal do pulso e dinâmica.

Canones, Pergunta e Resposta, Improviso, Compreensão e independência musical, noção harmônica, Criação e fluidez rítmica, Musicalidade e raciocícnio.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Émille Jaques Dalcroze

Saturday, 07 January 2012 Published in Pedagogo Ativos Written by

Princípios: O estudo da música é o conhecimento de si próprio. A música, arte da expressão, é a imagem humana: sentir para expressar-se conhecer para construir-se. Dalcroze quer que a música, passando pelo ouvido, chegue até a alma para abraçá-la e que a alma transforme o corpo em ressonâncias. A música transporta sua harmonia, sua melodia, seu ritmo, sua frase, seus silêncios para falar à nossa alma.

A Rítmica – (Movimento e ritmo)
Estudo do movimento – Desenvolve o organismo inteiro
Estudo do ritmo corporal – Sistema musculares, Centros nervosos, Graduações de Força e Elasticidade no espaço e no tempo, concentração e análise,
O Sentido auditivo do ritmo – Qualidades de receptividade, Expressão de Matizes de força e duração dos sons, Concentração e Espontaneidade.

O Solfejo –  (Vocalização)
Sentido dos Graus e das relações de elevações dos sons, Faculdade de recnhecimentos des seus timbres. Ensina a ouvir e a representar mentalmente as melodias e seus contrapontos, Improvisações

A Improvisação – (Combina as noções de rítmica e Solfejo)
Exteriorização Musical
Desenvolvimento do sentido táctil - motriz
Traduzir no instrumento os pensamentos musicais.

 

Referências Bibliográficas:

SANTIAGO, Glauber - "Origens e desenvolvimento da educação musical: Uma breve visão" - UFSCAR Virtual, São Carlos (2008).

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira - "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" - UNESP, São Paulo (2005).

Percussão Corporal Para Educadores Musicais

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by


Curso Extensivo

Percussão Corporal para Educadores Musicais

Coordenação: Yurê Kuhlmann

Curso Extensivo de 16 aulas com 3 horas em cada aula sobre as diferentes Propostas da Percussao Corporal e seu foco para o Educador Musical

 

 Datas:
Turma de SÁBADOS (manhã - 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)
DE 12/01 a 20/04 



Carga Horária:  
48 horas
Extensivo: 3 horas por aula, 2 aulas por dia

Duração: 4 Meses - 16 aulas

 
Vagas:
20 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 


Público Alvo:
Professores de Educação Musical
 
 


Pré Requisito:
Leitura Musical


 


Local: 

Casa de Cultura Santiago, Rua Des. Guimarães, 70 - Barra Funda  - São Paulo, SP.
Próximo ao Metrô Barra Funda, Parque da Água Branca e Shopping West Plaza


Hotel Indicado:
 Não Incluso no Valor do Curso

 

 

CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO


1ª Aula (12/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Apresentações (pessoal e dos alunos).
  • Aquecimento e Flecha: Palma sem duração fixa. 
  • Peça: Maracatu Mara Cato.
  • Levadas e Ritmos: Baião Samba e Capoeira.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Simples

2ª Aula (12/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com nomes dos colegas
  • Leitura: Leituras com Palma, Coxa e Peito. 
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Ijexá e Maracatu. 
  • Peça: Intercalando.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal Temático.

3ª Aula (26/1/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (1/1). 
  • Revisão.
  • Levadas e Ritmos:  Xote, Candombe, Pop, Guarânia e Blues. 
  • Peça: Escatumbararibê. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal restrito por células. 

4ª Aula (26/1/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com 2 timbres (2/1). 
  • Teoria: Como criar arranjos para Percussão Corporal e Voz (Música Corporal)
  • Levadas e Ritmos:  Samba, Funk, Partido Alto e Baião. 
  • Peça: Quatro por quatro. 
  • Criação Coletiva e Improvisação: Minimal com introdução à Duetos/Diálogos.

5ª Aula (16/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com desenho rítmico fixo (1 figura para  cada). 
  • Revisão. 
  • Peça: Samba Lelê. 
  • Levadas e Ritmos:  Mambo, Maqsoum, Xote, Samba, Pop, Baião, Capoeira, Ciranda, Funk e Maracatú.

6ª Aula (16/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Flecha com frase rítmica fixo (1 célula para  cada). 30min
  • Peça: Misturando e Motivado.
  • Revisão: Intercalando e Quatro por Quatro
  • Criação Coletiva e Improvisação:Duetos

7ª Aula (23/2/2013 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com células para cada integrante.
  • Revisão.
  • Peça: Desarme-se 
  • Levadas e Ritmos: Baião, Ciranda, Pop, Funk, Samba, Partido Alto, Mambo e Maracatú

8ª Aula (23/2/2013 - 14:00 às 17:00)

  • Aula Especial com convidado.

9ª Aula (9/3/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha:Com vogais.
  • Revisão.
  • Peça: Peixinhos do Mar
  • Levadas e Ritmos: Pop, Samba, Sambaião, Baião e Maracafunk.

10ª Aula (9/3/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com texturas e efeitos
  • Revisão.
  • Peça: Mãos
  • Criação Coletiva e Improvisação: Introdução à regência: Seleção de duplas para duetos.

11ª Aula (23/3/2012 - 09:00 ás 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa.
  • Revisão.
  • Criação de arranjo.
  • Levadas e Ritmos: Ciranda, Marcha-rancho, Funk, Baião, Maracatu, Guarânia

12ª Aula (23/3/2012 - 14:00 ás 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringas e múltiplos timbres.
  • Peça: Embalada.
  • Criação Coletiva e Improvisação: Grupos timbricos e Separação de grupos e Improvisações solistas.

13ª Aula (6/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando desenho rítmico.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Baião, Samba, Maracatu, Mambo e Ijexá

14ª Aula (6/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com coringa alternando célula rítmica
  • Peça: Início de Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Ataques, Cópia, Soma e "Virar a página".

15ª Aula (20/4/2012 - 09:00 às 12:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados.
  • Revisão
  • Criação de arranjo
  • Levadas e Ritmos: Pop, Baião, Samba, Ciranda e Ijexá.

16ª Aula (20/4/2012 - 14:00 às 17:00)

  • Aquecimento e Flecha: Com 2 grupos entre cruzados e desenhos complementares
  • Peça: Metamorfose
  • Criação Coletiva e Improvisação: Com múltiplas regências.

 

Investimento:
R$ 450,00 em até 12X (com juros) pela Pag Seguro® 
ou
R$ 430,00 em 2 vezes sem juros até dia 10/12 Depósito e 12/01 Cheque
ou
R$ 390,00 a vista até dia 10/12 Depósito 

 



O Instrumental Orff

Thursday, 11 October 2012 Published in Cursos Written by

 

Curso Intensivo

Introdução a Abordagem Orff

O Uso do Instrumental de Lâminas (Xilofones e Metalofones)

Coordenação: Uirá Kuhlmann

 

 

LOTADO

 

 Curso Extensivo de 5 aulas com 4 horas em cada aula sobre a Introdução do Instrumental Orff, suas possibilidades pedagógicas na Sala de Aula, Jogos, Arranjos, Repertório e Compreensão da sua aplicação. A Pentatônica, Os Modos, Improvisos, Escalas Maiores e Menores.
Apoio:

 Datas:
DE 22/07 a 26/07 
Das 08:00 as 12:00
 
 
 
Carga Horária:  
20 horas
5 dias consecutivos com 4 horas de Duração cada dia
 
 
Vagas:
24 Participantes em cada Turma
A Seleção será: Primeiros Inscritos
 
 
 
Público Alvo:
Educadores de Música que tenham Interesse em Trabalhar com Educação Musical nas Escolas e implementar o Conjunto de Instrumental Orff
 
 
 
Pré Requisito:
Noções da Teoria Musical

 

 
 
 
Local: 

Rua Padre Cerda, 25

Vila Madalena

São Paulo

 

Hotel Indicado:

 Não Incluso no Valor do Curso

Diárias A partir de R$ 50,00

 

 
 
CRONOGRAMA DO MÓDULO EXTENSIVO

 

Dia 1 - 22 de Julho de 2013

Abertura

Apresentação do Instrumental e Conceitos Iniciais

Dinâmicas Lúdicas com o Instrumental

A Pentatônica e suas Possibilidades

 

Dia 2 - 23 de Julho de 2013

A Pentatônica e suas Possibilidades

Arranjos para Pentatônica

Atividades de Improviso, Imitação, Pergunta e Resposta

 

Dia 3 - 24 de Julho de 2013

Conceitos de Arranjos para o Instrumental

Bordão, Cor, Ostinato e Melodia

Atividades de Criação com as Abordagens Orff

 

Dia 4 - 25 de Julho de 2013

Instrumental Orff no Mundo

Repertório e Cultura dos Povos, seus Modos 

Modos e Possibilidades de Arranjos

 

Dia 5 - 26 de Julho de 2013

Escalas Maiores e Menores no Instrumental Orff

Arranjos Diatônicos

Utilização de Software Livre para Realização de Arranjos 

Encerramento

 

Investimento:
R$ 400,00 ou em até 12X de 38,97 (com juros) pela Pag Seguro® 

 

 

Se inscreva em nosso boletim mensal para receber comunicados

Últimas Novidades

Prev Next
Introdução aos Jogos Musicais VERÃO 2018

Introdução aos Jogos Musicais VERÃO 2018

Um curso Extensivo de 60 horas! Parte teórica Online (28 horas) e parte prática presencial (32horas). Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - RJ

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - RJ

Um curso Extensivo de 60 horas! Parte teórica Online (28 horas) e parte prática presencial (32horas). Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - SP

Introdução aos Jogos Musicais 2018/1 - SP

Um curso Extensivo de 60 horas! Parte teórica Online (28 horas) e parte prática presencial (32horas). Uma ampla abordagem sobre a Educação Musical Ativa uma base sólida sobre conceitos musicais e no universo do Jogo, da Criação e do Movimento.